Share |
Anterior Próximo

Faça o seu papel


Educador Responsável: Marcus Vinicius Fattor
Duração do Projeto: 1.0 aula(s)
Etapas: Educação Infantil / Educação Jovens Adultos / Ensino Fundamental 8 Anos / Ensino Fundamental 9 Anos / Ensino Médio
Matérias Relacionadas: Artes / Biologia / Ciências

Faça o seu papel com caixinhas da Tetra Pak.

Aqui você encontrará como fabricar o seu papel, a partir de embalagens da Tetra Pak que já foram utilizadas. Assim, além de ajudar o meio ambiente com a reciclagem, você vai ter um papel diferente e muita diversão.

O que você precisa para fazer o seu papel:
- Embalagens longa vida de qualquer tamanho. Você também pode reaproveitar outros tipos de paéis que seriam descartados, como os de cadernos velhos, de folhas impressas ou de envelopes.
- Liquidificador
- Tesoura
- Molde para formação de papel: você poderá obter o seu molde a partir de duas molduras de madeira, uma tela de náilon e tachinhas. Sobre uma das molduras, você deverá esticar a tela de náilon, simulando uma peneira com superfície plana. A outra moldura deverá ser vazada e dará o formato ao seu papel.
- Bacia plástica. O tamanho da bacia deve ser conforme o tamanho da moldura a ser utilzada. - Pano e esponja, para secagem da folha artesanal.
- Rolo de macarrão para prensar.
- Para decorar seu papel, acrescente pétalas ou folhas secas ao papel formado e ainda molhado. Se quiser trabalhar com colorações diferentes adicione guache ou papel crepom.

Passo-a-passo para fazer o seu papel artesanal:

  1. Estique bem a tela de náilon sobre umas das molduras e prenda com as tachinhas. A outra moldura servírá de base ao formato do papel e deverá estar apoiada sobre a primeira moldura pelo lado da tela.
  1. Pegue as embalagens longa vida de qualquer tamanho. Abra a embalagem e corte em pedaços grandes de aproximadamente 10 x 10cm. Deixe os pedaços imersos em água por uma noite.
  1. A água vai penetrar na embalagem e amolecer a camada de papel. Manualmentem retire as camadas de plástico e alumínio e separe. A camada de papel plástico e alumínio e separe. A camada de papel deverá ser cortada em pedaços pequenos.
  1. Adicione aproximadamente uma xícara do papel obtido na etapa anterior a um liquidificador cheio de água. Ligue o liquidificador até que a mistura de papel com água fique homegênea.
  1. Coloque a mistura obtida dentro de uma bacia larga e funda. Bata mais papel e água no liquidificador até encher quase toda a bacia. Está pronta a mistura que dará origem ao papel.
  1. Mergulhe o molde verticalmente dentro da bacia até que esteja completamente coberto pela mistura. Faça movimentos circulares de modo a homogeneizar a mistura sobre o molde.
  1. com o molde na posição horizonta, retire-o de dentro da bacia e sacuda-o levemente. A água vai escorrer e formar a folha de papel sobre atela.
  1. Retire a moldura vazada do molde,. Nesta etapa, você conseguirá visualizar o formato do seu papel. O papel ainda vai estar espesso, mas a maior parte do volume que você esta vendo é água, que vai escorrer ou secar,
  1. Vire o molde com a folha sobre um pano, prensando ligeiramente. Tire o excesso de água com uma esponja. Retire a moldura e você verá que a folha ficará sobre o pano.
  1. Para retirar ainda mais o excesso de água, passe um rolo de macarrão sobre a folha, pressionando-a.
  1. Agora é só esperar até o dia seguinte. Mantenha a folha sobre o pano até o papel estar completamente seco. Se possível, coloque sob o sol ou passe um ferro quente.
  1. Quando a folha estiver completamente seca, separe-a do pano. Pronto! Use a criatividade e dê novas formas ao papel feito por você!

Dicas de como utilizar o seu papel artesanal:
- Decore cadernos, confeccione papéis de carta, faça cartões personalizados.
- Aproveite os papéis mais grossos para confeccionar estruturas mais rígidas, como um porta-lápis, uma caixa de presente ou um porta-retratos.
- Na escola, aproveite o papel obtido para confeccionar murais de informações para alunos, jogos educativos, calendários de aulas.

Use a imaginação e aproveite seu papel artesanal. Bom trabalho!




Anterior Próximo