Share |
Anterior Próximo

25/09/2009

Lavras - MG


Oficina Pedagógica em Lavras
Número de horas: 8,0 horas
Empresa: Não Especificada
Facilitador: Administrador
Estado: MG
Cidade: Lavras
Secretaria de Ensino: Secretaria Municipal de Lavras
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: - EM OSCAR BOTELHO
- CRECHE MUN LAVRINHAS
- EM PROF JOSE LUIZ DE MESQUITA
- EM ALVARO BOTELHO
- EE FIRMINO COSTA
- EM LAFAIETE PEREIRA
- CRECHE ESC HELENA MARANI
- CRECHE LAR AUGUSTO SILVA
- EM PROF PAULO DE SOUZA
- EE CINIRA CARVALHO
- EM PAULO MENICUCCI
- EM VICENTINA DE ABREU SILVA
- ESCOLA MUNICIPAL ÉDIO DO NASCIMENTO BIRINDIBA
- EE TIRADENTES
- EM DRA DAMINA
- COMPLEXO EDUCACIONAL JURACI ELISA DA COSTA
- CRECHE MUN ARCO IRIS
- EE AZARIAS RIBEIRO
- EM JOSE SERAFIM
- EE DORA MATARAZZO

Todos os participantes receberam os kits e assinaram um protocolo de recebimento deste, sendo convidados ao café da manhã. Cada participante recebeu um crachá, feito da reciclagem artesanal de papel reciclado e da embalagem longa vida, confeccionado pela Arte e Vivências Ecológicas.

Abertura dos trabalhos

Presença e acompanhamento integral da Sra. Maria Eulália, coordenadora de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, que oficializou o início dos trabalhos agradecendo a presença de todos, apresentando brevemente o objetivo do dia e o contato da Tetra Pak (mencionou o contato inicial realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela pessoa de Sergio Correia).

Execução

Índice


Boas-vindas e apresentação

Realizada a atividade de integração, na qual imagens sobre meio ambiente, resíduos sólidos e cidadania são dispostas no chão. Cada participante escolheu a sua imagem e se apresentou rapidamente, falando o nome, escola que lecionava e a sua expectativa para o dia.

Levantamento das expectativas:

- aprender mais; - conhecer mais sobre a reciclagem; - poder levar oficinas para a escola; - ter orientação de como pode participar da coleta seletiva.

Apresentação do projeto, manuseio do kit e contextualização do tema

Apresentada uma sequência de slides em Power Point sobre dados do projeto e o objetivo do trabalho (conteúdo baseado no roteiro da oficina e nos dados do ofício enviado à Secretaria).

Com abordagem motivacional, os professores esclareceram dúvidas sobre processo da reciclagem, situação da cooperativa (alguns não sabiam da cooperativa atuante no município), destino dos resíduos.

De forma a incentivar a mudança de atitude e à participação dos mesmos para a coleta seletiva, realizou-se uma roda de conversa com apoio de imagens e slides com a análise do ciclo de vida da embalagem longa vida, lixão e aterro, quantidade de resíduo produzido por dia, diferença de reciclar e reutilizar.

Para compreenderem os recursos que receberam no kit de forma a se sentirem instrumentalizados, vimos todos os materiais, um a um.

Gostaram bastante do kit, elogiando a organização e a riqueza dos vários formatos (cartilha para aluno, livro para professor, vídeo, cartaz, revista).

De forma mais detalhada, apresentou-se a carta resposta para que a mesma pudesse ser preenchida em momento oportuno com a possibilidade da escola receber o kit de amostras recicladas. O folheto de como se recicla foi visto e Maria Eulália, da Secretaria, comentou que o kit de reciclagem foi doado pela Tetra Pak e está à disposição na Secretaria de Educação (a Secretaria de Meio Ambiente considerou ser mais interessante deixar mais próximo às escolas).

Vídeo "Quixote Reciclado"

Apresentado o vídeo "Quixote Reciclado", seguido por um rápido debate conforme perguntas orientadoras colocadas no roteiro da oficina. Por ser uma turma bastante participativa, as questões "quais os sentimentos enquanto assiste ao vídeo" foram suprimidas por questão de tempo.

A questão sobre os benefícios da reciclagem foi feita após a oficina da reciclagem da embalagem.

O vídeo foi apresentado inteiro com dois propósitos:

a) para que os professores pudessem ter mais condições de visualizar as formas de inserir no dia-a-dia do currículo formal junto com os alunos;

b) pelas falas deles até o momento, percebeu-se que o conteúdo tratado no vídeo reforçasse a compreensão de questões técnicas como o processo de reciclagem, destinação de resíduos e importância da coleta seletiva;

Mensagem depois de assistir ao vídeo (alguns depoimentos): - "todos precisam se unir"; - "o lixo não é um monstro"; - "quando a gente vê, fica mais fácil de resolver" - "precisamos partir para a ação" - "como professores, precisamos falar para mais pessoas"

Em geral, os professores se sentiram estimulados a praticar mais, a realizar a coleta seletiva e levar mais informações para dentro da escola.

Pelo fato do vídeo ser apresentado na íntegra, não foi realizada a atividade do painel e ciclo da embalagem, sendo o cartaz do kit manuseado.

Optou-se por apresentar o ciclo da embalagem após a demonstração da reciclagem.

Demonstração da reciclagem da embalagem

A demonstração foi realizada após o almoço para ser explicada com calma, de forma que todos pudessem ter acesso à mesa de trabalho e dos materiais expostos. Foram realizadas algumas demonstrações, aproveitando os grupos que chegavam do almoço.

Neste momento, os professores puderam manusear partes cortadas de uma embalagem longa vida, localizando a presença dos 3 materiais.Logo após a demonstração, já sentados, os professores localizaram o folheto explicativo "Faça o Seu Papel" dentro do kit e Maria Eulália novamente se colocou à disposição para emprestar o kit de reciclagem para aquelas escolas que quiserem realizar a atividade.

Para reforçar o entendimento sobre o ciclo de vida dos materiais, os cartazes do kit foram manuseados. Aplicou-se uma dinâmica com os professores ilustrando o caminho da embalagem realizado desde a fabricação pela junção dos 3 materiais até a reciclagem industrial. A cada agente do processo (consumidor, cooperativa, Tetra Pak como fabricante da embalagem, mercadinho como centro de consumo, empresa que recicla o papel, empresa que recicla o alumínio e o plástico), nomeava-se um professor e de um agente a outro, eram referendados imagens e textos vistos no vídeo "Quixote Reciclado".

Programas de coleta seletiva

Apresentado um roteiro para implantação de programa de coleta seletiva em datashow, esclarecendo dúvidas em relação à logística, planejamento, organização de coletores, educação ambiental, organização de Postos de Entrega Voluntária. Divulgado o contato da cooperativa Acamar, a qual se colocou à disposição para coletar os materiais recicláveis das escolas.

Depoimento de Maria Eulália, da Secretaria Municipal de Educação, contando a visita realizada na empresa Klabin e nos recicladores para fabricação de telha e vassoura, estimulando a prática da coleta seletiva.

Divulgado o site http://www.rotadareciclagem.com.br




Anterior Próximo