Share |
Anterior Próximo

22/02/2013

Cultura Ambiental nas Escolas


Relatório de retorno dos formulários no Projeto Cultura Ambiental nas Escolas
Número de horas: 1,5 horas
Empresa: Instituto Reinventar - Consultoria e Assessoria Ambiental
Facilitador: Carolina Palomo
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Secretaria de Ensino: Não Espeficicado
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: - OSWALDO WALDER PROF
- LUIS ELIAS ATTIE
- FUNSAI - FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DO IPIRANGA
- MARIA EUGENIA MARTINS PROFA
- EMEF JOSE AMERICO DE ALMEIDA
- EE João XXIII
- GUIOMAR ROCHA RINALDI PROFA
- MARIA LUISA MONTEIRO DA CUNHA BIBLIOTECARIA
- ODAIR MARTINIANO DA SILVA - MANDELA
- EMYGIDIO DE BARROS PROF
- SAMUEL KLABIN
- EMEF EUCLIDES CUSTODIO DA SILVEIRA DES.
- COLÉGIO REGGIO EMILIA
- NICOLAU KERPEN COLEGIO
- ESCOLA DA VILA
- ALBERT SABIN COLEGIO
- VITAL BRASIL COLEGIO
- EMEF ROBERTO MANGE PROF.


Índice


Apresentação

O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados dos formulários de avaliação, aplicados durante os encontros do Projeto Cultura Ambientais nas Escolas pelo Instituto Reinventar. O público alvo foi constituído de professores de 20 unidades de unidades de educação da região Centro - Oeste da cidade de São Paulo.

O objetivo proposto pelo projeto foi de difundir as utilidades do portal Cultural Ambiental nas Escolas, no âmbito escolar, estimulando a reflexão sobre as experiências adquiridas com o Kit do Projeto e incentivando através da analise bibliográfica a aplicação da educação ambiental formal na sala de aula. O trabalho apresentado a seguir mostra em dados quantitativos e qualitativos do retorno dos formulários dados pelos professores.

Objetivo da pesquisa

Levantar a avaliação do corpo docente dos professores das escolas da região centro-oeste da cidade de São Paulo, de modo a permitir a construção de um cenário sobre o Portal Cultura Ambiental nas Escolas, como ferramenta para assuntos relacionados à Educação Ambiental.

Metodologia

O público alvo do estudo foram diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas da cidade de São Paulo com o ciclo I. O Instituto Reinventar elaborou um formulário de avaliação, foram estruturadas 10 questões de múltiplas escolhas. A aplicação dos questionários ocorreu juntamente com a Apresentação do Portal, que teve como finalidade discutir a aplicabilidade da ferramenta no ambiente escolar e das dificuldades de se implantar os conceitos ambientais no contexto escolar. Cada encontro durou em média de 45 min. à 50 min. Foram aplicados 580 formulários o retorno ocorreu entre 29 de Outubro de 2012 a 10 de Janeiro de 2012.

Resultados dos formulários

3.1 Avaliação sobre a facilidade de acesso a área do professor


O acesso ao portal foi bem avaliado, está em local visível no site, mas o que ainda dificulta o acesso é o preenchimento do formulário, que solicita informações desnecessárias e opções de preenchimento confusas.

Sugestões e comentários:
“Portal fácil de acessar.” Hiromi Amano, Educadora Física, Escola Estadual Guiomar Rocha Rinaldi.

“Portal de fácil navegação. Excelente ferramenta de trabalho.” Beatriz de Andrade Pires, Escola Estadual Guiomar Rocha Rinaldi.

“É um portal bastante interativo, contendo informações acessíveis ao professor e ao aluno, Conteúdos pedagógicos bastante diversificados, apresentado facilidade para trabalhar os mesmo em sala de aula.” Jéssica Benato Lima, Professora de Educação Básica, Funsai.

3.2 Avaliação sobre o conteúdo do caderno do professor


O conteúdo do caderno de professor foi bem avaliado, traz um apoio pedagógico essencial para inserir a temática em sala de aula. O que dificulta ainda é a falta de equipamentos multimídia para utilizar com os alunos, principalmente nas escolas estaduais.

Sugestões e comentários:
“O Conteúdo abordado é bem objetivo, e vai de forma suscita no foco da questão. Mas acho que para trabalhar com os alunos é um pouco complicado, pois é necessário retrabalhar o conteúdo para poder aplicá-lo. É necessário equipamento multimídia para que os alunos consigam acompanhar o que é proposto.” Lury Ueda, Professor de geografia, E.E. Profº Emygdio de Barros

“O professor que se dispõe a utilizar o site, encontrará muitas propostas, mas acaba ficando um pouco “perdido” com tantos artigos. Como sugestão poderiam distribuir os artigos, informativos e atividades separados por disciplinas que o professor poderia utilizar.” Camila Padrão Amorim Lima, Professora de ensino fundamental I, Colégio Reggio Emilia.

3.3 Avaliação sobre o conteúdo do caderno do aluno


O conteúdo do caderno de aluno foi bem avaliado, traz uma ótima opção para pesquisas; mas ainda faltam opções lúdicas com mais ilustrações para essa faixa etária.

Sugestões e comentários:
“O caderno do aluno é inadequado para algumas séries iniciais, os textos são extensos, com poucas ilustrações. Os filmes também não são indicados para a idade dos alunos do ciclo I”. Mariana Freitas, Professora de ciências, Escola Estadual Dr. José Américo de Almeida.

“É uma eficiente ferramenta de estudo e pesquisa para os professores, achei que o ambiente do aluno poderia ser mais lúdico com vídeos que vão conduzindo a pesquisa do aluno aos diversos ambientes do site.” Tathiany Franco, Professora de educação básica, Escola estadual Dr. José Américo Almeida.
“O site é bastante interessante para os professores, porém achei difícil o acesso para as crianças, pois temos que pensar nas crianças menores (03 a 08 anos), e este público muitas vezes necessita de algo mais lúdico para ter um maior envolvimento as propostas. Os textos e artigos, informações são ricos em dados, mas novamente volto a destacar a necessidade de existir uma linguagem mais infantil; não digo banalizar as informações ou deixá-las sem conteúdo, mas criar meios de deixar o site com atividades e artigos, informativos e propostas adequadas as faixas etárias.” Camila Padrão Amorim Lima, Professora de ensino fundamental I, Colégio Reggio Emilia.

3.4 Avaliação sobre o conteúdo do caderno de atividades


O caderno de atividades é uma ótima opção de atividades interdisciplinares de apoio para os professores, para melhoria do material seria indicado que as atividades fossem separadas por faixa etária.

Sugestões e comentários:
“O portal vem ampliar e complementar as informações sobre a educação ambiental,” Ana Pompéia Soares Pinheiro, Professora de Matemática, Escola estadual Dr. José Américo.

“Após análise sobre o tema cheguei à conclusão de que para desenvolvimento do projeto haverá necessidade de fazer adaptações de acordo com o nível e faixa etária dos educandos devido ao elevado nível apresentado dos temas.” Sueli Garcia, Professora de arte, escola estadual Dr. José Américo de Almeida.

3.5 Avaliação sobre a utilidade das informações contidas


Sugestões e comentários:
“Achei o site bem útil, pois possibilita com que desenvolvemos outros projetos, ideia, etc.” Maika E. Garcia, Professora de História, Escola Estadual Guiomar Rocha Rinaldi.

“O conteúdo dos cadernos do aluno e de atividades deveriam ser elaborados com indicação de ano/série e elaborados de uma forma que possibilite maior exploração por parte dos alunos (mais prático). Os textos deveriam ter diferentes níveis de compreensão de acordo com os anos/séries.” Silvana Siqueira, Professora do ensino fundamental I, Escola Estadual Dr. José Américo Almeida.

3.6 Avaliação sobre a utilidade de galeria multimídia


Sugestões e comentários:
“Tive dificuldade em jogar “Coleta na cooperativa”, mas gostei muito do site.” Arilene Rodriguez, Professora de História, Escola Estadual Dr. José Américo de Almeida.

“Na parte de jogos, o portal poderia criar outras ferramentas de aprendizagem também.” Adriana Maria Piton, Coordenadora Pedagógica, Colégio Reggio Emilia.

3.7 Avaliação sobre a navegação no portal


Sugestões e comentários:
A navegação no portal é fácil e simplificada, mas poderia ser mais lúdica e com mais imagens e animações, o que torna maia atrativo e didática a navegação. “Sem dúvidas o site apresenta muita informação respeito do lixo e é de fácil acesso, porém creio ser necessária uma adequação na linguagem/imagens na parte voltada aos alunos, uma solução seria adicionar interatividades.” Monica da Silva, Professora da Educação Básica I, escola estadual Dr. José Américo de Almeida.

3.8 Avaliação sobre o visual e design


“As informações contidas no portal são muito boas, no entanto senti falta de atividades mais visuais, com imagens que facilitem o entendimento do aluno, pois percebi que as maiorias das informações são muito teóricas.” Adriana Maria Piton, Coordenadora Pedagógica, Colégio Reggio Emilia.

3.9 Avaliação sobre a facilidade para realizar a busca de informações


Sugestões e comentários:
O portal tem uma busca simplificada e útil para pesquisa relacionada aos temas ambientais, ajudando no planejamento das aulas e nas pesquisas.

“Os projetos deveriam ser separados por ano/série.” Ana Pompéia Soares Pinheiro, Professora de Matemática, Escola estadual Dr. José Américo.

“Acredito que os ciclos nos quais os projetos devem ser realizados e deveria ser colocar itens para poder ver as atividades propostas com os planos de aula.” Anderson Moraes, Professor de matemática, escola estadual Dr. José Américo de Almeida.
“Achei o portal bastante interessante em relação às informações e conteúdos oferecidos. Entretanto, a forma como estão apresentados pode desestimular a continuidade da pesquisa por ter conter muitas informações em uma mesma página. Na página inicial, existem muitos links com informações diferentes e fontes diferentes, que deixam o visual um pouco poluído. De forma geral, sugeriria a seleção de resumo do conteúdo e/ ou melhor, diagramação das páginas, deixando-a mais limpa.” Filomena Aparecida Pereira, Professora Coordenadora, Escola Estadual Prof. Emygdio de Barros.

3.10 Avaliação sobre a eficiência em atender ao propósito a visita ao portal


Participe você também!
Para dar sua sugestão sobre o site, solicitar informações e tirar suas dúvidas, entre em contato com a Tetra Pak aqui.




Anterior Próximo