Share |
Anterior Próximo

17/06/2010

Bragança Paulista - SP


Oficina Pedagógica
Número de horas: 8,0 horas
Empresa: Não Especificada
Facilitador: Administrador
Estado: SP
Cidade: Bragança Paulista
Secretaria de Ensino: Não Espeficicado
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: - OPHELIA GARCIA BERTOLDI EMEIF
- ITAMAR DA SILVA PADRE EMEF
- REGENTE FEIJO
- PEDRO FACCHINI COMENDADOR E.M.
- JOSE ALVIM
- IRACEMA DE SOUZA FREITAS PROFA EMEF
- EMILIA XIMENES CAPOZOLI EMEF
- ARNALDO VICENTE BELLI PADRE EMEF
- JOSE BENEDITO DE SALLES BAYEUX EMEF
- CLARINDA DE ALMEIDA MELLO PROFA EMEF
- EMEF PEDRO BELO DA SILVA
- RAUL DE OLIVEIRA FAGUNDES ESC MUN DE ENSINO FUNDAMENTAL
- ARNALDO ROSSI PROF EMEIEF
- PEDRA BELA EM
- E.M. MARIA RAMOS DE AZEVEDO
- OTHILIA FORNARI DE LIMA PROFA EMEF
- ATILIO DESTRO EMEIF R
- JOSEPHINA P NEGRETTI PROFA EMEF
- FAUSTINO PENALVA PROF EMEIEF

Local: Escola de Desenvolvimento Rural de Bragança Paulista - CATI Bragança Paulista/SP

Data da realização: 13/04/2010

Apoio: A oficina teve apoio da Tetra Pak e também da CATI Regional de Bragança Paulista e da ONG Mata Ciliar.

Educadores participante: 41 entre professores e técnicos/assessores de 15 municípios diferentes




ABERTURA DOS TRABALHOS

Os participantes foram recepcionados com um café-da-manhã seguido da apresentação do Sr. Alcides Ribeiro, diretor técnico da CATI, que iniciou oficialmente a oficina agradecendo a presença e comentando sobre o histórico de projetos desenvolvidos na região. Em seguida, o Sr. Jorge Beder, diretor-presidente da ONG Mata Ciliar e técnico da CATI, mencionou a parceria entre a instituição e os educadores e ainda fez um breve relato da situação deste projeto, que depende da demandas que as escolas criam para os técnicos da Casa de Agricultura para ter continuidade.



EXECUÇÃO

Índice


1.Boas-vindas e apresentações


Realizada atividade em que cada participante foi convidado a expor sua relação com o lixo respondendo à questão: "Qual a sua relação com o lixo?" em papéis coloridos que foram dispostos em um painel para que pudessem ser comparadas as respostas ao fim da oficina. Assim que todos colocaram as suas expectativas no papel colorido, foi feita uma leitura geral para saber o que cada um estava esperando da oficina


Levantamento das expectativas: - aprender novidades sobre a reciclagem; - aprender dinâmicas/metodologia para as professoras levarem para escola; - conhecer a Tetra Pak; - buscar inspirações para novas ações nos municípios; - aprendizados.

2.Apresentação do projeto, manuseio do kit e contextualização do tema

Feita uma apresentação sobre dados do projeto e objetivos do trabalho. Os participantes foram convidades a dar depoimentos sobre o tema e expressaram a dificuldade que é a prática da coleta seletiva, quando o município não dispõe deste sistema.

A facilitadora iniciou então uma reflexão sobre a quantidade de lixo produzida pelos munícipes e o que eles fariam se fossem o poder público. Refletiu-se sobre a quantidade de materiais que descartamos como lixo, mas que são matérias-primas. Reforçada a expectativa do projeto e da oficina como inspiradora de atividades a espalhar sementes de conscientização para a prática de coleta seletiva.

Foi comentado que a escola pode inciar trabalhos sobre coleta seletiva, reciclagem, sem precisar se responsabilizar pelos resíduos das casas dos educandos. Os professores podem utilizar o Projeto Político Pedagógio para inserir a reflexão e estimular novas práticas em conjunto com educadores e educandos.

Os kits foram distribuídos. Juntamente foi apresentada a carta-resposta e explicou-se como enviar e a importância do preenchimento.

3.Vídeo "Quixote Reciclado" e Dinâmicas em grupo

Antes do início do vídeo, informou os participantes para que se atentassem a 3 pontos de destaque a fim de otimizar a reflexão e debates posteriores.

Com a apresentação do vídeo, os participantes estabeleceram relações com os papéis e a realidade do lixo:

  • Dom Quixote: somos nós, solitários, que pensamos e nem sempre agimos;
  • Sancho Pança: é a criança, acredita, pensa no futuro;
  • Mago: reciclagem, instrutores, solução, o professor, a consciência;
  • Dulcinéia: sonho que move o Quixote.

De maneira geral, todos gostaram do vídeo e sugeriram apresentar não só para crianças, mas também para adultos, por se tratar de uma história bastante interessante: bonita e rica em informações.

Em seguida, foi realizada a dinâmica "Achando Soluções", que aborda a situação de uma professora no universo escolar. Trata-se de uma professora de ciências entusiasmada em implantar a coleta seletiva na escola, mas se depara com impasses impostos pela diretoria e demais professores.

Participantes da oficina se voluntariaram para representar ludicamente o tema da dinâmica criando uma versão da história com novos argumentos e dificuldades. Os papéis definidos foram: professora de ciências, professor recém-chegado, encarregada da limpeza, mãe de aluno, aluna, coordenador pedagógico, diretor e técnica da Cati.

A atividade foi finalizada com um debate entre os participantes sobre a situação apresentada. Foram comentados exemplos reais de ações realizadas em escolas.

4.Demonstração da reciclagem

Apresentado o painel do ciclo de vida da embalagem com recurso multimídia e também no material do kit. O ciclo foi explorado também com representação para tornar a atividade mais próxima dos participantes.

Foi reforçada a diferença entre catador e cooperativa, devido ao surgimento de pequenas confusões identificadas nas falas dos participantes. Feito ainda um depoimento da utilização das telhas recicladas de embalagens longa vida pelos agricultores que produzem morango e que precisam de isolamento térmico. A demonstração da reciclagem de embalagem longa vida é vista como novidade pelos professores, que já conheciam a reciclagem do papel.


PROJETOS DE COLETA

Aproveitando os apontamentos relatados pelos grupos, apresentaram-se dicas com o passo-a-passo para implantar o programa de coleta seletiva, esclarecendo dúvidas e motivando os professores como protagonistas desta ação em suas escolas. Foram apresentadas opções de coletores para armazenamento dos resíduos.

FECHAMENTO

A finalização das atividades foi feita com uma solicitação aos professores para que respondessem novamente à pergunta: "Qual a sua relação com o lixo?" e pudessem comparar com as respostas do início da oficina. As respostas foram dispostas no painel enquanto as fichas de avalização eram preenchidas.




Anterior Próximo