Share |
Anterior Próximo

15/02/2011

Bauru II - SP


Oficina pedagógica
Número de horas: 8,0 horas
Empresa: Arte e Vivências
Facilitador: Administrador
Estado: SP
Cidade: Bauru
Secretaria de Ensino: Não Espeficicado
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: Nenhuma Instituição Relacionada

1. Boas-vindas e apresentação: As boas-vindas foram feitas com a apresentação do vídeo institucional da Tetra Pak e uma rápida apresentação da Jussara. Após a distribuição dos kits e preenchimento dos crachás apresentaram-se as expectativas para a Oficina, dentre elas: Aprender algumas coisas novas dos assuntos de reciclagem Aprender dinâmicas / metodologia para os professores levarem pra escola

2. A Relação com o lixo Após as apresentações, solicitou-se que cada participante escrevesse em papeletas coloridas qual a sua relação com o lixo. As respostas foram colocadas em um painel, o qual todos foram convidados a ler.

Os participantes da Oficina são todos coordenadores de escolas do município de Bauru, que já estavam sensibilizados com a temática. Alguns poucos participantes demonstraram mudança de percepção e a maior parte dos mesmos, tiveram sua percepção reforçada ou motivada:

Professora Márcia: Preocupação para Responsabilidade

Professora Cintia: Distante para Responsável

Professora Gilda: Parceria para Conscientização

Professora Leila: Compromisso para Cuidado

3. Análise do ciclo de vida da embalagem longa vida As características técnicas da embalagem e os objetivos do programa foram bastante comentados pelo grupo, que já possui conhecimentos sobre a importância da reciclagem, desafios da coleta seletiva. Trabalhou-se a abordagem de processo das embalagens longa vida, tendo a análise de ciclo de vida como base. De forma bastante participativa, o grupo comentou sobre a situação atual da coleta seletiva no município, abordando casos de sucesso e outras iniciativas que não deram certo nas escolas. Esclarecida a diferença entre cooperativa e catador informal/ reciclável e reciclado. A sequência de slides em power point sobre dados do projeto e o objetivo do trabalho, assim como informações e dados sobre a temática permitiu melhor reflexão e análise, subsidiando a sensibilização e a ampliação do universo cultural dos coordenadores. Esta apresentação foi repassada a Diretoria de Ensino, para que posterior difusão aos professores. Divulgado o site Rota da Reciclagem

4. Vídeo Quixote Reciclado Alguns professores já tinham trabalhado o vídeo com seus alunos. Houve depoimentos positivos e negativos sobre o conteúdo. Os positivos versaram sobre a explicação dos processos produtivos de todos os materiais e os negativos sobre o diálogo difícil e enredo comprido.

5. Dinâmica Pensando soluções Atividade não foi realizada. Os aspectos que esta dinâmica permitiria refletir foram abordados na primeira parte da oficina.

6. Demonstração da reciclagem da embalagem longa vida A demonstração de reciclagem da embalagem foi realizada no laboratório. O conteúdo foi bastante detalhado, pois havia professores de diversas áreas, dentre eles química e artes.

7. Ações programadas Explicado e debatido o conceito dos 04 perfis de concepção de meio ambiente desenvolvido pelo professorado, os participantes foram divididos em sub-grupos, os quais contabilizaram o número de professores em suas respectivas escolas categorizando por tipo de perfil. 1. Sistêmico 2. Unilateral 3. Desassociado 4. Genérico

Como a concepção de meio ambiente mais representativa neste grupo foi o Dessasociado, esta percepção foi melhor detalhada: Unilateral Individualista Acomodada Resistente Simplista Descompromissada

Após o detalhamento deste perfil e resgate do conteúdo, os professores expuseram relatos de como a informação entre a equipe é disseminada. Compuseram uma lista de possibilidades para que todo o assunto trabalhado nesta oficina se torne pauta de ações transdisciplinares com as equipes de educadores. Assim, foram elencadas: Formação em reuniões de HTPC, JEIF Utilização de perguntas reflexivas Uso de cenários antes/depois Desenvolver e formar diagnóstico da situação dos resíduos de micro e macro Elogio para mudanças de percepção ou de atitude, seja de professor, aluno ou outro servidor da comunidade escolar Introduzir técnicas para abertura de reflexão e ação coletivas, com debates, trabalhos orais, escritos, visitas Momento rico e importante por ter possibilitado a troca de experiências.

8. Encerramento e avaliação Finalização do painel Relação com o lixo, distribuídos os questionários de avaliação, agradecimento da participação e sorteio das bolsas com produtos Jussara.




Anterior Próximo