Share |
Anterior Próximo

15/02/2011

Bauru I - SP


Oficina Pedagógica
Número de horas: 8,0 horas
Empresa: Arte e Vivências
Facilitador: Administrador
Estado: SP
Cidade: Bauru
Secretaria de Ensino: Não Espeficicado
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: Nenhuma Instituição Relacionada

Boas-vindas e apresentações Um vídeo institucional da Tetra Pak iniciou a apresentação. Em seguida foram distribuídos os kits para todos, onde cada participante pôde preencher o seu crachá. Os participantes então puderam expressar as expectativas da Oficina, e dentre elas obtivemos: Aprender algumas coisas novas dos assuntos de reciclagem Aprender dinâmicas / metodologia para as professoras levarem pra escola Compreender os motivos que impedem a implantação da coleta seletiva

A Relação com o lixo Após as apresentações, solicitou-se que cada participante escrevesse em papéis coloridos qual a sua relação com o lixo. As respostas foram colocadas em um painel, o qual todos foram convidados a ler.

Observa-se que a grande maioria dos participantes possui uma relação de preocupação com as questões ligadas ao tema lixo. Nas falas dos participantes, pôde-se perceber que existe a vontade de implementar ações, porém a coleta seletiva fica inviável por conta da falta de suporte do aparelho público. Como os coordenadores são de diversos municípios, houve uma troca de leituras da situação atual sobre a destinação adequada de resíduos.

A oficina possibilitou uma mudança de percepção em praticamente 80% dos participantes, a exemplo:

Professora Cássia: Descartável para Responsabilidade

Professor Hamilton: Preocupação para Conscientizar

Professor William: Preocupação para Preocupação

Análise do ciclo de vida da embalagem longa vida Alguns depoimentos decorreram expressando a dificuldade que é praticar a coleta seletiva na escola, pois o município não dispõe deste sistema. A facilitadora iniciou uma reflexão sobre a quantidade de resíduos produzidos pelos munícipes e o que eles fariam se fossem o poder público. Este momento da oficina foi muito rico, pois os coordenadores já estavam integrados por conta da dinâmica de encontros e atualização / produção de conhecimento que possuem com a Diretoria. Sendo de municípios diferentes, tendo a análise de ciclo de vida como raciocínio-base, os desafios e as conquistas de cada agente integrado com o processo de produção / consumo / reciclagem das embalagens longa vida foram debatidos. A sequência de slides em power point sobre a situação dos resíduos possibilitou o reforço ou o conhecimento de alguns conceitos, visto que alguns coordenadores não eram da área biológica. Apresentou-se dados de geração de resíduos, formas de destinação, tempo de decomposição, benefícios da reciclagem, coleta seletiva. Divulgou-se também o site Rota da Reciclagem. E esclareceu-se a diferença entre cooperativa e catador informal/ bem como reciclável e reciclado. Houve grande curiosidade dos participantes em conhecer as ações da Tetra Pak, e foi muito bem recebida a explicação sobre as funções das camadas de composição das caixinhas. Uma das coordenadoras comentou uma experiência em que o programa de coleta seletiva implantado na escola acabou por incentivar o desperdício, pois aumentou o descarte de papéis e copos para contribuir com a reciclagem.

Apresentação do projeto e vídeo: Quixote Reciclado? Como muitos professores já conheciam o vídeo, alguns pontos positivos a respeito do conteúdo foram indicados, dentre eles:

riqueza da história; conceitos bem explicados; processos produtivos de cada material; papel social da cooperativa; mensagem de mobilização; finalização para refletir; tônica positiva de mudança, apesar da magnitude do problema; professor de qualquer área pode utilizá-lo como recurso; simbolismo interessante (papel do Quixote, do monstro); desmistificação do lixo como um monstro.

Ressaltou-se também pontos de melhorias, tais quais:

abordagem enfadonha; alguns diálogos desnecessários dos personagens; muito extenso; palavras muito rebuscadas; filme escuro; pouco recurso de entretenimento / parado

Demonstração da reciclagem da embalagem longa vida A demonstração de reciclagem da embalagem foi realizada no laboratório e alguns dos participantes confeccionaram a sua folha de papel.

Ações programadas Explicou-se e debateu-se o conceito dos 04 perfis de concepção de meio ambiente desenvolvido pelo professorado. Sendo eles: sistêmico, integrado, desassociado e genérico. A denominação da categoria Integrado foi alterada para Unilateral pelo fato de ficar objetivamente mais próximo ao conceito. Os participantes foram divididos em sub-grupos, os quais contabilizaram o número de professores em suas respectivas escolas categorizando por tipo de perfil.

Os perfis mais encontrados nas escolas foram o de concepção Unilateral e Desassociado.

O Desassociado não compreende as relações dinâmicas entre meio ambiente e economia. Não percebe, portanto, os impactos negativos e positivos de um sistema no outro:

Não enxerga os altos custos causados pela poluição; Não compreende que ambiente saudável, limpo, gera economia de recursos financeiros tanto com a limpeza, quanto com a não ocorrência de doenças e produtividade; Sustentabilidade é conceito entendido apenas na sua face ambiental, com processos unicamente ecológicos, sem contextualizar as transformações causadas pela cultura humana.

Também programou-se uma atividade, que é a de propor ações para envolverem os demais colegas colaborando na sensibilização e mobilização da coleta seletiva no universo escolar. De forma voluntariosa, os professores citaram os seguintes conceitos:

Rede social, Conscientização, Reciclagem, Meio ambiente, Reutilizar, Educação, ambiental, Sustentabilidade, Alternativas, Consumo, Ações, Centros de comercio, Lixo, Lixão, Aterro sanitário, Chorume, Ciclo, Exposição didática, Interdisciplinaridade, Marketing, Parcerias.

Assim, solicitou-se que se elaborasse um plano para disseminar estas informações aos colegas do universo escolar. Sugeriu-se as seguintes ideias:

Organizar uma palestra Desenvolver uma atividade em conjunto com alguns colegas Propor uma ação com a comunidade Envolver o grêmio estudantil Explicar tudo o que foi falado na oficina para a coordenadora pedagógica, pedindo para que ela passe as informações adiante Propor uma Feira Cultural na escola sobre o tema Construir a análise de ciclo de vida com os colegas em reunião de formação para

estimular a inserção do assunto nas várias áreas de conhecimento.

Encerramento e avaliação Finalização do painel Relação com o lixo, distribuídos os questionários de avaliação, agradecimento da participação e sorteio das bolsas com produtos Jussara.




Anterior Próximo