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09/08/2012

Anagé - BA


Escola Família Agrícola - Povoado da Barragem
Número de horas: 8,0 horas
Empresa: Tetra Pak
Facilitador: Administrador
Estado: BA
Cidade: Anagé
Secretaria de Ensino: Não Espeficicado
Educadores Relacionados: Nenhum Educador Relacionado
Instituições Relacionadas: Nenhuma Instituição Relacionada

Índice


Apresentação e dinâmica:

Anagé nos recebeu com muito carinho e atenção. Estiveram presentes na abertura da oficina a Sra. Isnáli de Matos, Chefe de Gabinete da prefeitura e o Sr. Josivaldo Pedreira Seixas, Secretário Municipal de Educação. Ambos agradeceram a participação dos diretores e coordenadores presentes e falaram da importância de iniciativas como a da Tetra Pak, aproximando o setor empresarial dos municípios, valorizando o papel dos professores para transformação da sociedade. Em seguida apresentamos o projeto Cultura Ambiental nas Escolas, mostrando os materiais que compõe o kit que eles receberiam posteriormente. Falamos sobre a programação da oficina e realizamos uma dinâmica solicitando que cada participante descrevesse em uma palavra qual a sua relação com o ‘lixo’. Como muitos educadores percorreram longas distâncias até o local do evento, fomos convidados para um café da manhã cuidadosamente preparado pela equipe de Anagé. Isso provocou um pequeno atraso no início das atividades, mas foi um momento de aproximação e integração com os participantes muito interessante.

Escolas participantes:

• Escola Família Agrícola Fazenda Sertaneja

• Núcleo Regional Pombos

• Núcleo Regional Campinado III

• SARPE

• E.M. Benito Gama

• Creche Municipal São João Batista

• Lendo Horizonte I

• Lendo Horizonte II

• Centro Educacional Renato Vianna

• N. Reg. Olho D’Água do Vital

• Sec. Municipal de Educação

• Núcleo Regional Barragem

• N. Reg. Gameleira

• E.M. Padre Manuel da Nóbrega

• Núcleo Regional Capinado II

• Grupo Escolar Rosalvo Avelar

• E.M. Otávio Mangabeira

• Núcleo Regional Nova Delle

• Núcleo Regional Gameleira

• E.M. São José Rural

• Núcleo Regional Capinado

Execução:

1. Início do conteúdo e contextualização do tema

Anagé é um município pequeno (aproximadamente 20mil habitantes), mas que vêm trabalhando temas ambientais bem próximos a sua realidade rural, como iniciativas de hortas nas escolas e segurança alimentar. A região central do município destina os seus resíduos em lixão a céu aberto e nas áreas rurais é comum a prática de queimar o lixo domiciliar. Assim, apresentamos o ciclo de vida das embalagens e pensamos também em exemplos paralelos onde este conceito pode ser visualizado e a demanda dos participantes nos levou a investir mais tempo nas bases da sustentabilidade. Caminhamos na discussão apresentando as diferenças entre lixão e aterro sanitário, abordando a destinação adequada dos resíduos e os desafios no contexto escolar. Alguns educadores comentaram a transformação que ocorreu nos últimos anos em relação ao consumo das famílias mais carentes e a importância de inserir toda a população neste debate.

2. Dinâmicas realizadas pela manhã

Uma das discussões que surgiram foi sobre a dificuldade de transformar comportamentos e encontrar soluções criativas e envolventes para questões ambientais. Assim, foi proposta a realização de duas dinâmicas: na primeira falávamos do “Mundo dos não's”, apresentando os desafios existentes quando alguém se propõe a assumir uma nova atitude diante dos problemas. Em um segundo momento, fizemos uma atividade lúdica que demonstra a importância da educação para a criação de um novo paradigma e que este processo deve ser permanente e duradouro.

3. Política Nacional de Resíduos Sólidos

Na parte da tarde, falamos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, enfatizando os compromissos que devem ser cumpridos até 2014 e os aspectos relacionados a responsabilidade compartilhada. Alguns participantes levantaram o debate sobre as dificuldades que a prefeitura tem em ofertar sistema de coleta às áreas mais afastadas e de baixa densidade populacional. Também discutiram sobre a necessidade de uma cooperativa de reciclagem e propuseram um sistema de consorcio com municípios vizinhos para ampliar o volume de resíduos e viabilizar o projeto.

4. Demonstração da reciclagem da embalagem Longa-Vida

O início da atividade se deu com a apresentação dos slides contendo a explicação do processo de reciclagem desde a separação das fibras de celulose no hidrapulper, passando pelas três modalidades de reciclagem do plástico e alumínio, sempre ilustrando com os materiais que resultam de cada processo. Em seguida, realizamos a atividade prática com a demonstração da reciclagem do papel, permitindo que todos pudessem ter acesso à mesa de trabalho e dos materiais expostos. A demonstração contou com a participação de professores que se voluntariaram e durante a atividade surgiram idéias de aplicação em sala de aula e outras ações da Secretaria de Educação.

Victor Perez, Educador Socio-ambiental




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