Share |
17/12/2014

Videoaulas do MIT com legendas em português desvendam a Ciência por trás do cotidiano


Nova Escola

Não é de hoje que os recursos audiovisuais são importantes aliados dos professores em sala de aula. Mas, atualmente, com o dinamismo dos recursos multimídia que marcam a era da internet, exibir vídeos muito longos para os alunos – por mais interessante que seja o assunto – pode ser um convite à dispersão. Imagine ainda se o tema das produções forem assuntos tradicionalmente considerados “difíceis”, como conteúdos ligados à Matemática, Física, Química e Biologia?

Foi pensando em despertar o interesse da turma para as aplicações práticas dos conhecimentos destas disciplinas na vida cotidiana que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT – sigla em inglês), nos Estados Unidos, criou o projeto BLOSSOMSs (Blended Learning Open Source Science or Math Studies – algo como Fonte Aberta Mista de Aprendizagem para o Estudo de Matemática e Ciências, em tradução livre).

Com um acervo de mais de 40 vídeos com legendas em português e duração de cerca de 30 minutos, a plataforma reúne aulas que relacionam conhecimentos abstratos do Universo à aplicações práticas destes conceitos no dia a dia, como o que a que explica a Ciência por trás das bolhas de sabão. É possível ver toda a programação no próprio site. Além disso, desde novembro de 2014, ela também é exibida pelo canal Futura e na conta do Youtube da emissora. Cada programa é acompanhado por um guia para os professores (ainda sem tradução para o português), com instruções sobre sua exibição e a indicação de materiais, experimentos e discussões a serem conduzidas em sala.

De acordo com as instruções do site, as aulas são estruturadas de modo que os alunos assistam a trechos de, no máximo, cinco minutos de duração, sucedidos por momentos em que o apresentador do vídeo, em geral um pesquisador do MIT ou de uma instituição parceira, convida o professor a fazer intervenções em sala ou a realizar alguma atividade. Desta forma, a alternância entre diferentes modalidades de interação garante o dinamismo da aula e permite a verificação da aplicação prática dos princípios científicos apresentados.

Acesse: Videos