Share |
22/05/2015

Tecnologia transforma água do mar em potável utilizando energia solar


Pensamento Verde

Método retira o sal da água através de técnica que utiliza baterias recarregadas com a energia do sol. Parceria entre EUA e Índia já ganhou prêmio

Vem dos EUA, mais precisamente do conceituado MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma tecnologia que pode revolucionar as soluções para a crise hídrica em todo o mundo. Em parceria com a empresa Jain Irrigation System da Índia, técnicos do MIT desenvolveram um método que transforma água do mar em água potável para a agricultura e consumo humano utilizando energia solar. A tecnologia foi apresentada no desafio USAID e rendeu um prêmio de US$125 mil aos envolvidos.

A novidade tem como base a técnica de eletrodiálise que dissolve o sal da água e o transforma em partículas de cargas elétricas (positivas e negativas). Com isso, utilizando uma membrana elétrica com baterias semelhantes aos modelos que são utilizados nos veículos, é possível separar tais partículas e deixar a água totalmente sem sal. Tais baterias são recarregadas com energia solar, o que torna o projeto ainda mais sustentável.

“Funciona como um circuito elétrico. Os íons são puxados para fora da água em direção aos eletrodos”, explica a doutoranda no MIT Natasha Wright, uma das criadoras da tecnologia. Ainda segundo Natasha, apenas 5% da água que passa pelo processo de eletrodiálise é desperdiçada.

Os participantes do projeto também informaram que a água resultante do projeto poderá ser utilizada para irrigação de plantações e até para consumo humano dependendo da quantidade de pessoas e de água tratada.