Share |
01/07/2015

SolSource usa o calor do Sol para cozinhar os alimentos


Pensamento Verde

A equipe da One Earth Designs começou a pesquisar a tecnologia junto a um grupo de nômades no Himalaia. Após 13 protótipos, os pesquisadores foram capazes de chegar à forma final do produto que é capaz de cozinhar qualquer tipo de alimento utilizando o calor da energia solar, só que no lugar de painéis, ele utiliza um conjunto de espelhos.

O SolSource se parece com uma antena parabólica. O usuário direciona sua superfície metálica para o Sol, ao refletir o calor, a chapa cozinha o alimento que está em sua superfície. A ideia é muito simples e econômica e funciona para os mais variados tipos de alimentos. Um hambúrguer leva cerca de seis minutos para ficar pronto com o SolSource, praticamente o mesmo tempo que levaria no carvão ou no grill.

O SolSource pode ser utilizado para cozer, fritar e ferver, ou seja, em condições de tempo certas, ele pode ser o dispositivo de cozedura primário para uma casa. O melhor é que esse método de cozimento não emite nenhum tipo de poluente na atmosfera.

O grupo de inventores lançou uma campanha de financiamento coletivo Kickstarter. O apoiador que contribuisse com US$ 249, levaria o seu próprio SolSource para casa. A investida funcionou e, ao final da campanha, eles arrecadaram mais que o triplo da meta estabelecida.

Veja aqui como o SolSource funciona.