Share |
15/08/2012

Sala de Aula Interativa: a Educação nas pontas dos dedos

Tetra Pak
super.abril.com.br

Lápis e papel não vão sumir da sala de aula da noite para o dia, mas já existe tecnologia para isso. E não estamos falando dos computadores trancafiados nas "salas de informática". O novo caminho são as telas multitoque interativas.

É verdade que a maioria das escolas ainda não tem a metodologia nem o dinheiro necessários para transformar salas de aula em ambientes digitais, mas empresas e universidades já desenvolvem equipamentos e programas que alinham a educação ao universo dos "nativos digitais" - a geração que nasceu imersa na evolução das tecnologias da informação e comunicação e que não se desgruda do celular, iPod, computador...

As aplicações das telas são muitas - desde jogos de alfabetização em grupo até apresentações de seminários na faculdade. Mas um de seus maiores lances é criar um ambiente em rede onde diferentes atividades são realizadas em telas individuais ao mesmo tempo, porém gerenciadas por um único software capaz de coletar dados estatísticos. Assim, por exemplo, o professor pode fazer um quiz e receber, em tempo real, o número de alunos que acertaram certa questão, a nota de cada aluno e a média da sala. É o fim do gabarito.

Confira no site da Super, as novas tecnologias que prometem revolucionar a sala de aula!