Share |
27/08/2013

Aplicativos para smartphone dão dicas para preservar o planeta


UOL

Preocupado com o mundo que você vai deixar para os seus netos? Não sabe o que fazer para ajudar na preservação do planeta? Pois é possível adotar várias atitudes sustentáveis com a ajuda do smartphone. Aplicativos gratuitos dão dicas para economizar energia ou água e apontam endereços para reciclagem, entre outras ações. Veja alguma opções gratuitas.

Rota da Reciclagem
O Rota de Reciclagem faz o que o nome promete, mostrando os endereços que aceitam esses resíduos. Assim que o usuário instala o aplicativo, ele reconhece a sua localização e mostra em um mapa cooperativas, pontos de entrega e até comércios que compram materiais como embalagens longa vida.

A interface é um tanto quanto poluída, devido ao grande volume de ícones que aparecem no mapa, mas depois de dar um zoom é possível identificá-los e selecionar uma opção.

Ao selecionar um ponto no mapa, surge o nome da organização, endereço, telefone e o tipo de material que aceitam. Mas, antes de se dirigir a um local, vale ligar e conferir os dados.

Grátis para iPhone.

My Carbon FootPrint – My Planet
Quer saber como o seu comportamento no uso diário de eletrônicos, da água ou de materiais recicláveis afeta nas emissões de carbono na atmosfera? O My Carbon FootPrint pode ajudá-lo na tarefa.

O aplicativo, disponível em inglês, funciona como uma mistura de game e calculadora. Ele tem uma série de respostas que o usuário dá a questões como "você usa sacolas plásticas no supermercado" ou "você separa seu lixo reciclável?". A cada resposta considerada prejudicial ao ambiente, ele apresenta números e argumentos para justificar uma mudança de comportamento.

Ao final, você recebe uma nota, que é associada ao planeta que criou no aplicativo. Todos os dias surgem novas questões, para testar como está o seu nível de sustentabilidade e melhorar a classificação do seu planeta. Durante os testes, o programa travou em algumas respostas.

Grátis para Android.

Akatu Fake Shower
Esse aplicativo tem uma proposta curiosa. Segundo os desenvolvedores, muita gente deixa a torneira ou mesmo o chuveiro aberto sem necessidade para os outros não ouvirem sons relacionados ao uso do vaso sanitário.

Para acabar com esse desperdício, o aplicativo Akatu Fake Shower simula o barulho da água caindo no chão ou na pia, além de exibir na tela do celular quantos litros você está economizando com o seu gesto. Ele também mostra uma estimativa de quanto você gasta de água durante o banho ou com a torneira aberta enquanto faz a barba.

O som gerado pelo aparelho pode até não ser perfeito, mas a ideia de fazer as pessoas economizarem água é positiva.

Grátis para iPhone.

Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável
Mostrar como pequenos gestos podem gerar grandes mudanças em nosso planeta. Esse é o objetivo desse aplicativo, que traz dicas divididas em temas como energia, reciclagem, água, consumo e cidadania. As informações são classificadas por nível de esforço e impacto.

Ao escolher uma delas, você fica sabendo, por exemplo, que usar a mangueira para limpar a calçada gera um desperdício de cerca de 280 litros d'água em apenas 15 minutos. Para salvar uma sugestão, basta tocar em "Seguir Dica", que ela é separada em uma área de favoritos.

Também é possível compartilhar as informações via Facebook, Twitter ou e-mail. Sua interface é bonita, mas traz textos pequenos, sem possibilidade de zoom, o que dificulta um pouco a leitura. Não tem ferramenta de busca.

Grátis para iPhone