Share |
08/09/2013

Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos


G1

A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Veja uma seleção de aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar.

Agenda do Estudante
É um aplicativo que ajuda a gerenciar a vida acadêmica do estudante. Ele permite cadastrar data das provas, data da entrega de trabalhos, fazer o controle das notas obtidas nas avaliações, agendar lembretes de eventos e alertas de devolução de livros.

Plataforma: Android

TeacherKit
É um aplicativo de gerenciamento pessoal do professor. Ele oferece funcionalidades que auxiliam a organizar as aulas, fazer anotações sobre as turmas e alunos, além de controlar o lançamento das avaliações.

Plataforma: iOS 5.0 ou superior

GoodReader
Um dos melhores visualizadores de documentos em formato PDF para o sistema iOS. O aplicativo permite adicionar anotações nos documentos, destacar trechos dos textos, contornar as partes mais relevantes com figuras geométricas e incluir comentários em stick notes. Também é possível gerenciar arquivos conectados com cabo USB ou internet sem fio, além de transferir arquivos para os principais serviços de armazenamento de arquivos na nuvem.

Plataforma: iOS>br>

Colorama
É um aplicativo que simula um livro de gravuras para colorir. São mais de 700 figuras para serem coloridas usando as facilidades da tela sensível ao toque. O aplicativo é recomendado para crianças de todas as idades. Ele conta com uma interface intuitiva, permitindo que todos os trabalhos fiquem salvos, impressos ou compartilhados no Facebook.

Plataforma: iOS 4.2 ou superior

Matrix Game
É um game educativo que ajuda a desenvolver habilidades de percepção visual, atenção e concentração, orientação espacial e os princípios de classificação e categorização. Além disso, ajuda a desenvolver as funções executivas, como planejamento e perseverança. Ele possui versões indicadas para determinadas faixas etárias. A versão 1 destina-se a crianças com quatro anos ou mais, a versão 2 para crianças com cinco anos ou mais e a versão 3, para crianças de seis anos ou mais.

Plataforma: iOS 4.3 ou superior

Penultimate
É um dos melhores aplicativos para a escrita a mão livre, perfeito para quem usa o tablet para fazer suas anotações ou rascunhos manuais. O aplicativo é desenvolvido pela mesma empresa responsável pelo Evernote. Inclusive está totalmente integrado com esse outro aplicativo. Um dos diferenciais do aplicativo é a tinta digital empregada do preenchimento das ilustrações, a qualidade e intensidade das cores tornam os trabalhos ainda melhores.

Plataforma: iOS 5.1 ou superior

Book Creator for iPad
É um aplicativo para a criação de e-books no formato epub (suportado por todos os leitores de livros digitas). Através dele é possível criar livros com qualidade profissional, adicionar imagens, vídeos, formatações avançadas e exportar no formato PDF para a impressão.

Plataforma: iOS 6 ou superior

Exercitando Matemática
Com mais de 300 exercícios de matemática, este aplicativo é ideal para quem está se preparando para o vestibular ou para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O gabarito das questões está no final de cada bloco de exercícios.

Plataforma: iOS 3.0 ou superior