Share |
06/07/2016

Medalhas Olímpicas e Paralímpicas são as mais sustentáveis da história dos Jogos


FSC

Os Jogos Rio 2016 vão passar pela história como os que mais valorizaram o tema da sustentabilidade na produção das medalhas, estojos, diplomas e certificados. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados na produção das medalhas de premiação, Olímpica e Paralímpica, são reciclados; o ouro utilizado é inteiramente isento de mercúrio; as fitas das medalhas foram tecidas com 50%, em média de fios PET reciclados; todos os insumos dos produtos provenientes de madeira (certificados, estojos e diplomas) têm certificação FSC (Forest Stewardship Council®), garantia de que a origem é de áreas de manejo florestal responsável.

Também houve inovação na medalha Paralímpica. Elas têm, pela primeira vez um dispositivo interno com esferas de aço que emitirão sons metálicos para permitir aos atletas com deficiência visual identificar as medalhas de ouro, prata ou bronze. Ao todo, foram produzidas 5.130 medalhas de premiação, sendo 2.488 Olímpicas e 2.642 Paralímpicas. Todo o projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Comitê Rio 2016 e pela CMB.

Os estojos das medalhas Olímpicas e Paralímpicas têm formato de seixo e são destinadas aos atletas que vão ao pódio: ouro, prata e bronze. Todos os 5.130 estojos foram produzidos com madeira (freijó) certificada FSC.

A certificação FSC foi obtida pela Casa da Moeda em fevereiro de 2016 e era uma das exigências do Comitê para todos os seus fornecedores. O selo é uma garantia da origem do produto, o que significa dizer que a matéria-prima utilizada – o papel, no caso dos diplomas e certificados, e a madeira usada nas embalagens - foi obtida de forma ambientalmente correta, socialmente benéfica e economicamente viável.

Além das medalhas e dos estojos, a Casa da Moeda do Brasil também forneceu aos Jogos, os diplomas e os certificados. Foram produzidos 37.347 diplomas, 5.130 certificados de autenticidade, 93.754 certificados de participação e 237.877 certificados comemorativos com certificação FSC!