Share |
30/06/2015

Finlândia quer usar esterco de cavalo para aquecer residências


Ciclo Vivo

Frequentemente, as ações sustentáveis da Finlândia são destaque no CicloVivo. A última novidade é a busca por um biocombustível feito com o esterco de cavalos. A ideia é misturar o esterco com resíduos à base de madeira para produzir o material.

Ter os cavalos como fonte de energia renovável é a ideia do governo finlandês. As fezes de três animais, por um ano, garantiria o aquecimento de uma casa durante o mesmo período, segundo uma empresa local de energia elétrica, Fortum.

Isso significa que com a quantidade de cavalos que o país possui, a energia nos lares finlandeses poderia ser praticamente suprida com a alternativa. Além disso, resolveria outro problema: não seria preciso encontrar local adequado para descartar o esterco.

Atualmente, usar esterco como adubo já é proibido em algumas áreas, como as que levam a córregos. Outra lei no país determina que a partir de 2016 o descarte de lixo orgânico em aterros sanitários.

A medida ainda vai ao encontro de um anúncio realizado no passado que afirma o comprometimento de reduzir 80% de suas emissões de gases de efeito estufa, em relação ao que era emitido em 2005.