Share |
24/08/2015

Conheça a primeira creche sustentável do Brasil


Pensamento Verde

Sustentabilidade tem que ser ensinada e estimulada desde cedo, não é verdade? A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, concorda com isso e até já inaugurou uma creche sustentável, a primeira em todo o Brasil. Localizada em Costeira do Pirajubé, a unidade de ensino batizada de Hassis está adequada ao padrão internacional de sustentabilidade e teve um investimento na casa dos R$ 4,4 milhões do Ministério da Educação e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Inaugurada em abril deste ano, a Creche Hassis ocupa um terreno de quase 12 mil metros quadrados, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A construção de 1.182 m² possui 10 salas com varandas pergoladas feitas de madeira certificada, pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade.

Mas afinal, o que classifica esta creche como sustentável? Na unidade de ensino, por exemplo, existe um sistema que aquece água potável, outro que reaproveita água da chuva e também tecnologia para geração de energia elétrica através da captação da luz do sol. Há também sistemas que favorecem a iluminação natural e mantas isolantes para conforto térmico e acústico.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Florianópolis, foi planejado um teto vivo, com a colocação de vegetação sobre a cobertura da área de trabalhos manuais. E o estacionamento da creche possui piso drenante, que absorve a água de chuva. Há projetos para implantação de dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis.

Com isso, as mais de 200 crianças atendidas por dia e em tempo integral têm um ambiente 100% sustentável e que apresenta um modelo de bom funcionamento para o futuro da sociedade.

Todos estes diferenciais concederam à creche o LEED, certificado de Liderança em Energia e Design Ambiental, concedido pela entidade norte-americana U.S. Green Building Council (USGBC). Este reconhecimento é internacional e o primeiro que o Brasil recebe. Além disso, Arnóbio Marques de Almeida Junior, secretário nacional de Articulação em Sistemas de Ensino, afirmou que está a primeira unidade em todo o país a funcionar dentro deste modelo de sustentabilidade.