Share |
01/03/2016

Como fazer hidroponia com garrafa PET


Pensamento Verde

A técnica de hidroponia é conhecida pela facilidade com que se pode plantar novas mudas vegetais, sem precisar de muitos materiais ou até mesmo espaço. Mas, antes de explicar como fazer o processo, é importante entender a definição da hidroponia e quais são os seus benefícios.

O lendário método resume-se na cultivação vegetal sem o solo, no qual a alimentação da planta acontece através de uma solução nutritiva (que envolve água e os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento). Em outras palavras, a planta é cultivada em um recipiente e pode ser regada misturando água com outros nutrientes.

O material da garrafa PET é um dos mais comuns e utilizados no processo. Além de ser facilmente encontrado e barato, o material é muito prático para manuseio. Para a hidroponia, as garrafas PET contribuem ainda para a solução nutritiva e protegem as mudas da exposição direta aos raios solares.

Para quem procura uma receita fácil e rápida de como fazer hidroponia com garrafa PET, confira este pequeno tutorial e pratique:

1- Arrume duas garrafas PET de tamanho igual e, em seguida, corte-as pela metade;

2- Coloque um pedaço de pano de algodão no pescoço de uma das garrafas e plante as sementes (este pedaço será responsável por levar a solução nutritiva até o encontro com as raízes);

3- Encaixe a garrafa PET que está com pano de algodão na outra garrafa;

4- (opcional) tampe a boca do recipiente com filme plástico até começar a germinação. Depois, é só manter a cultivação regular, de acordo com o vegetal.

Importante destacar que existem vários sistemas hidropônicos, que se diferenciam de acordo com a alimentação de cada vegetal. Muitas hortas e comércios naturais realizam o sistema por diferentes motivos (espaço, economia, organização). Portanto, siga o passo a passo e comprove esta eficiente técnica na sua casa.