Share |
28/09/2015

Reino Unido vai construir fábrica de reciclagem de fraldas


Pensamento Verde

O destino correto dos resíduos utilizados no dia a dia ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas e pela sociedade em geral. Para reverter esse problema, muitos investimentos têm sido feitos nos mais diversos segmentos da indústria.

É o caso da especialista em reciclagem Knowaste, que deve construir uma fábrica em Hayes, no Reino Unido, que permite reciclar fraldas e outros produtos de higiene. Essa é a primeira iniciativa no país de reciclagem de produtos de higiene absorventes.

Entre 2011 e 2013 a empresa manteve um local temporário de tratamento, em West Midlands, onde eram processados 12.000 toneladas de resíduos por ano, incluindo 117 milhões de fraldas. Para a nova fábrica, no entanto, a estimativa é que sejam tratadas 36.000 toneladas de resíduos por ano. O local custará 19 milhões de euros.

De acordo com a empresa, a previsão para o início das operações é de 2017. A iniciativa faz parte de um programa maior de investimento em outras plantas que a Knowaste deve desenvolver em diferentes locais do Reino Unido.

Como funciona?

A tecnologia desenvolvida pela empresa recicla produtos de higiene e os transforma em produtos úteis, triturando-os antes da separação de plástico e fibras. Todos os produtos são esterilizados termicamente, ação que retira os agentes contaminantes. Os resíduos são transformados em baldes do lixo, por exemplo.

O Reino Unido envia para o lixo oito milhões de fraldas por dia, segundo a Knowaste, o equivalente a 4% de todo o lixo do país. Ao todo, cerca de 97% dos produtos de higiene femininos e das fraldas podem ser reciclados com essa ação.

Caso as autoridades apóiem a iniciativa, a empresa vai trabalhar com várias entidades, incluindo prestadores de serviços ligados à saúde e área residencial, bem como com outros profissionais.

O objetivo é procurar cada vez mais resíduos que possam ser reciclados e, assim, reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de materiais que podem ser reaproveitados.