Share |
27/03/2014

Municípios não cumprem meta federal para resíduos sólidos

Tetra Pak
Onira

A meta federal que estipulava que todos os municípios brasileiros entregassem o seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até agosto de 2012 foi alcançada por apenas 9% dos munícipios brasileiros.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece responsabilidades tanto no setor público como no setor privado, que também não tem cumprido sua parte. Todo material descartável gerado por uma indústria deve ser reciclado pela própria empresa, mas isso não é cumprido.

A PNRS prevê a extinção, até o final deste ano, dos aterros sanitários e lixões. O Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR) quer garantir a participação de todos os trabalhadores na meta. E apresentou ao governo federal o programa Reciclagem Popular, que reforça a atuação da categoria e reivindica mais investimentos públicos na cadeia produtiva da reciclagem, de modo a melhorar a qualificação e a remuneração da atividade.

Estima-se que atuem no Brasil 800 mil catadores de materiais recicláveis, dos quais pouco mais de 10% (85 mil) estão organizados em cooperativas ou em associações ligadas ao MNCR. A Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC (Coopcent_ABC) tornou-se referência no país por realizar cursos de capacitação, participar de licitações e cobrar políticas públicas para os trabalhadores.