Share |
05/11/2014

Agências da ONU lançam plataforma digital contra desperdício de alimentos

Tetra Pak
Akatu

Um novo programa online chamado Prática da Comunidade Global em Redução da Perda de Alimentos foi lançado no dia 24 de outubro, com objetivo de lidar com este problema.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Ifad) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Estimativas

Segundo estimativas das agências, o mundo desperdiça comida suficiente para alimentar cerca de dois bilhões de pessoas. A meta da iniciativa é se tornar "ponto de referência global" na troca de informações entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado.

Como resultado, o projeto também vai permitir que as partes interessadas tenham acesso a notícias e eventos relevantes, bibliotecas e bancos de dados digitais, redes sociais e cursos online.

Em comunicado à imprensa marcando o lançamento do projeto, a vice-diretora-geral da FAO para Recursos Naturais, Maria Helena Semedo, destacou que com mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda passando fome, economizar comida é de suma importância.

Desperdício

De acordo com estimativas da ONU, cerca de 30% da produção global de comida, o que significa entre 40% e 50% da cultura de raízes, frutas e vegetais, 20% de oleagenosas, carne e laticínios e 35% de peixes, é perdida ou desperdiçada. Isto representa cerca de 1,3 bilhão de toneladas, ou o suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas.