Share |
20/11/2013

Supervia Inaugura "Rede Recicla Rio" em Cascadura


Secretaria de Estado de Transportes - SETRANS

Na manhã de hoje, o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, inauguraram a Rede Recicla Rio, projeto socioambiental da concessionária que reforça o comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões localizadas no entorno da via férrea. A SuperVia reformou uma área de 2.000 m² no terreno da estação Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde serão realizadas atividades de reciclagem de materiais (papéis, alumínio, plástico, garrafas pet, papelão e embalagem longa vida), gerando empregos a cerca de 120 catadores.

- Queremos ser mais do que um meio de transporte para os passageiros. A SuperVia quer ser parceira do dia a dia das pessoas e a prática da sustentabilidade está inserida nesse contexto. Com a Rede Recicla Rio, contribuímos gerando trabalho e renda, e participamos mais ativamente da vida dos nossos passageiros -, garante o presidente da concessionária, Carlos José Cunha.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, também reforçou o comprometimento da concessionária.

- Este projeto não é só uma atividade de reciclagem, mas de respeito. Estamos plantando a semente do futuro e da qualidade de vida para a população, principalmente aos que vivem no entrono da ferrovia - disse.

A Rede Recicla Rio contribuirá com as atividades de reciclagem, gerando trabalho e renda aos catadores de cinco cooperativas parceiras do projeto: Coopcal, CoopQuitungo, Coop Rio Oeste, Cootrabom e Cooperativa São Vicente de Paulo. Todas contam com caminhões próprios para recolhimento do resíduo reciclável e estima-se que, por mês, 200 toneladas sejam recolhidas e encaminhadas à Rede. O empreendimento garante uma renda mensal para cada catador e a oportunidade de que a cooperativa negocie diretamente o material produzido com importantes indústrias, o que representa uma valorização no preço final.

Além das atividades de reciclagem, gestores da SuperVia ministrarão uma vez por mês palestras para os catadores cadastrados sobre questões jurídicas e financeiras, de segurança do trabalho, noções de marketing, informática, entre outros. O espaço também agrega outros valores sustentáveis e aproveita, por exemplo, a água da chuva, captada pelo telhado, reutilizando-a na limpeza do local. A iluminação é feita por lâmpadas em led, mais econômicas e duráveis. O espaço conta, ainda, com copa e sala de treinamento e inclusão digital.

A iniciativa tem apoio das empresas Itaipava, Nestlé, Light, Tetra Pak, Faiveley, Alberoni e Arruda, Iron, Kubitz, HES, DB2, Vicoufer, Funasa e Braskem. Para os próximos anos, a meta da SuperVia é replicar o projeto da Rede Recicla Rio em outros espaços do sistema ferroviário fluminense. A iniciativa tem apoio das empresas Itaipava, Nestlé, Light, Tetra Pak, Faiveley, Alberoni e Arruda, Iron, Kubitz, HES, DB2, Vicoufer, Funasa e Braskem. Para os próximos anos, a meta da SuperVia é replicar o projeto da Rede Recicla Rio em outros espaços do sistema ferroviário fluminense.