Share |
16/05/2013

Projeto da AES Eletropaulo promove troca de recicláveis por desconto na conta de luz


Tetra Pak

A AES Eletropaulo lançou ontem, em São Paulo, o projeto Recicle Mais, Pague Menos. A ação propõe que materiais recicláveis sejam trocados por descontos na conta de energia elétrica. O principal objetivo é estimular a população a separar o lixo comum do reciclável e levar para o posto de coleta, feito com placas e telhas recicladas de embalagens da Tetra Pak pós-consumo.

A ideia é que o material recolhido seja pesado e ganhe um preço conforme a tabela do mercado. O valor vai ser descontado da fatura.

Como funciona

Os paulistanos devem comparecer com uma conta de luz recente em um dos postos de coleta para se cadastrarem e ganharem um cartão personalizado. A partir de então, qualquer resíduo que for levado para o local será pesado e ganhará um preço, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem.

Esses dados são registrados no número do cartão e enviados à empresa. Os participantes recebem na hora um comprovante com a quantia que será abatida na sua próxima conta de energia elétrica. Não há limite para o desconto – assim, se a pesagem dos resíduos superar o valor da conta, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na fatura seguinte.

Onde fica

Por enquanto, o primeiro ponto de coleta fica na comunidade de Vila Guacuri, na zona sul de São Paulo. O endereço é Rua Joaquim Forzano, em frente ao nº 50, e o posto vai funcionar inicialmente às terças e quintas, das 9 às 16 horas.

A intenção é que mais três regiões ganhem postos “Recicle Mais, Pague Menos” até o fim do ano. O objetivo do projeto é arrecadar 200 toneladas de material reciclável e contar com o cadastramento de pelo menos 10 mil famílias.