Share |
Anterior Próximo
07/12/2016

Programa de fidelidade incentiva descarte correto em Ecopontos


Movimento Lixo Cidadão

Com o objetivo de incentivar o descarte correto de resíduos nos Ecopontos da cidade de São Paulo, a empresa Inova deu início, em março, ao “Programa Viagem Sustentável”. O projeto funciona assim: a cada descarte feito em um Ecoponto participante do programa, o munícipe ganha um selo em seu cartão fidelidade. Ao completar dez descartes, ele recebe um adubo orgânico composto por frutas, verduras e legumes recolhidos nas feiras da Lapa, onde ocorre o “Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis”. Com a iniciativa, os moradores podem realizar a manutenção de seus jardins domésticos.

Os Ecopontos contemplados na ação são Antártica, Jaguará, Armênia, Liberdade, Vila Maria e Vila Guilherme.

Entenda o que são Ecopontos

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos disponíveis em algumas cidades do Brasil como São Paulo, Fortaleza e São Luís. Neles, o munícipe pode depositar gratuitamente materiais de até um metro cúbico por dia, quantidade equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho.

Na capital paulista, os Ecopontos funcionam todos os dias, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A população pode descartar resíduos da construção civil como pisos, azulejos, telhas e grandes objetos como móveis e restos de poda de árvores. A coleta de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais é enviada para centrais de triagem, voltando para a cadeia produtiva e podendo ser reaproveitada para um novo objeto.

Em São Paulo, há 90 unidades espalhadas pela cidade. Elas não recebem orgânicos, materiais industriais, telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.

Não sabe se há Ecopontos na sua cidade? Entre em contato com a Prefeitura para saber se os equipamentos existem no seu município ou se há projetos para instalá-los.

Para ver o mapeamento de Ecopontos no Brasil, acesse http://www.acheseuecoponto.com.br/




Anterior Próximo