Share |
Anterior Próximo
15/02/2016

Guia para Inclusão de Cooperativas de Catadores da America Latina e Caribe


Portal Cultura Ambiental nas Escolas

Para disponibilizar o acesso de informações necessárias para a melhorai das condições de trabalho de catadores da América Latina, criou-se a plataforma “Passo Certo”. A valorização desse tipo de trabalho e a aspiração para seu reconhecimento inspirou a criação do espaço virtual. Esse trabalho foi desenvolvido pelo SEMEAR com apoiod e empresas como a Coca Cola e a Pepsico.

Como uma forma de facilitar a implementação de melhorias, foi criado um modelo com 7 passos a serem seguidos, cada um com um objetivo específico, organizado as informações existentes no site.

É importante lembrar que, o ato de reciclar começa do recolhimento dos materiais realizados diariamente, sendo assim, o primeiro passo para começar esse processo. A reciclagem é uma atividade de grande impacto em todo planeta, pois esse ato faz com que, resíduos que as pessoas jogam fora possam ser reaproveitados e transformados em matéria prima para fabricar produtos novos, poupando energia e água, evitando assim o consumo de novos materiais e gerando uma fonte de lucro!

Os passos podem ser resumidos em:

Primeiro passo: Conhecendo a legistação

É essencial o estudo e conhecimento das informações sobre as leis e normas existentes em seu país que influem de maneira direta no trabalho como catador.

Segundo Passso: Formalizando juridicamente uma Organização Discussão sobre a importância do trabalho em equipe para facilitar o trabalho e aumentar os benefícios. Ainda, são utilizadas maneiras mais comuns de trabalho em equipe em seu país. Auxiliando, finalmente, nos passos para legalizar a organização de catadores.

Terceiro Passo: A cadeia de valor da reciclagem e dos catadores Explica-se o que é a cadeia de valor da reciclagem e qual o papel do reciclador nessa cadeia. Ainda, mostra-se quais os outros componentes com quem será necessário entrar em contato ao longo da cadeia.

Quarto Passo: Apresentando-se ao mercado Informações nessesárias sobre como formalizar relações de comercialização com os diferentes componentes identificados no Passo 3. Para isso serão apresentados diferentes materiais que podem auxiliar a apresentar e formalizar relações com os “clientes em potencial” .

Quinto Passo: Trabalhando em rede Discussão sobre o que é trabalho em rede, que benefícios existem nesse tipo de trabalho em grupo. Ainda, serão mostrados exemplos de organizações que já estão trabalhando deste modo e seus resultados.

Sexto Passo: Ferramentas de gestão Ensino de diferente tipos de ferramentas que poderão te ajudar a melhorar o trabalho no dia a dia.

Sétimo Passo: Agregando valores ao seu processo de produção Nesse último passo esta disponível infomações de como a Organização de Catadores pode ‘agregar valor’ aos processos que realiza, como objetivo final de reduzir gastos e melhorar os ganhos econômicos.

Para maiores informações e, aprender cada item de modo mais aprofundado, acesse: http://pasocierto.com.br/passocerto.html




Anterior Próximo