Share |
16/12/2013

Expocatadores 2013 reunirá especialistas em resíduos em São Paulo


Bem Público

A quarta edição da “Expocatadores” será realizada nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, no Parque Anhembi em São Paulo. O evento contará com o público de mais de 3 mil catadores de 26 estados brasileiros e mais de 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa, além de quatro mil visitantes diários. Também estão confirmadas presenças de autoridades, tais como a presidente Dilma Rousseff e a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.

O evento reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Outro objetivo do evento é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores.

Os três dias do evento serão marcados por debates e seminários gratuitos. Durante a conferência, que acontecerá após a solenidade de abertura no primeiro dia, às 10:30hs, o tema em destaque será a “Governança da PNRS – Avanços e Desafios para mudanças de paradigmas da gestão dos resíduos no Brasil”.

Diversos painéis abordarão temas como “O papel estratégico do MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis) e diretrizes para organização e fortalecimento da categoria”, “ Seminário Nacional Cataforte Logística Solidária”; “Incidências Políticas para contratação de prestação de serviços da coleta seletiva”; “ Mercado da Reciclagem no Brasil e Desafios para promoção de negócios sustentáveis”, “As parcerias pública privado x coleta seletiva solidária”, dentre outros.Confira a programação completa: http://expocatadores.com.br/programacao/ . Para participar dos Seminários, as inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://expocatadores.com.br/servicos/inscricoes/

No último dia do evento, haverá a celebração de natal dos catadores e população em situação de rua com a presidência da República. Também estão previstos para o dia 20: solenidade de assinaturas de convênios; entrega do Prêmio Cidade Pró-Catador – voltado para o reconhecimento de boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis; e lançamento do livro "Do Lixo à Cidadania: Guia para a Formação de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis” - escrito em parceria com a Editora Peirópolis, com o apoio do MNCR e patrocinado pela Natura e Ambev.

FEIRA - A feira de boas práticas, organizada pela EPS Eventos, vai reunir uma gama de soluções, tecnologias e serviços disponíveis para reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, além de empresas que pretendem abraçar a causa. “A feira de negócios cria oportunidade para empresas, catadores, cooperativas e associações formar parcerias e fechar projetos, além de gerar networking. No ano passado, as alianças firmadas geraram receita em torno de R$ 30 milhões. Este ano a expectativa é de que este valor duplique mais de 100%, em função do incentivo do governo e da proximidade do prazo para implementação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, comenta Carlos Militelli, CO da EPS Eventos.

Segundo Roberto Laureano, coordenador geral da Expocatadores 2013 e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ideia é trazer os catadores para o mundo dos negócios. “Embora seja um negócio solidário, é importante estar dentro do mercado, inserido em uma cadeia produtiva, com uso de tecnologia etc. Antes aconteciam muitas feiras de reciclagem, mas os catadores não chegavam até elas: chegavam principalmente técnicos de prefeitura e iniciativa privada, que levavam a tecnologia para os catadores. Aqui, não, a tecnologia está disponível aos catadores, para avaliarem se é boa, se não é, se ajuda ou não seu trabalho. Com a Expocatadores, os trabalhadores estão tendo a oportunidade de vivenciar um espaço de negócios”, afirma.

Na edição de 2012, a parte comercial da feira cresceu mais de 100% e se consolidou, tornando a ExpoCatadores um evento sustentável. Foram reunidos no local, 66 marcas em 60 estandes. Já estão confirmadas para este ano a presença de marcas como Tetra Pak, Coca-Cola, Nestlé, Petrobras, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Secretaria Nacional de Economia Solidária, Cempre, BNDES, Funasa, Fundação Avina/ Projeto Cata Ação, Caixa Econômica Federal, Itaipú Binacional, entre outros.

Serviço
Data: 18 a 20 de dezembro de 2013
Horário: 9h – 18h30
Local: Pavilhão Oeste do Parque Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1200, Santana, São Paulo /SP
Saiba mais: www.expocatadores.com.br