Share |
31/08/2017

Conheça a nova composteira doméstica


Humi

A nova criação da Humi é uma composteira doméstica feita com plástico reciclado de embalagens longa vida. O criador diz que é ideal para casa e apartamentos pois não produz cheiro, é fácil de usar, além de ser prática e higiênica.

A composteira é feita por três módulos. O módulo 1 é a caixa disgestora superior, onde é depositado os resíduos orgânicos que devem ser misturados e cobertos com matéria vegetal seca, até encher o recipiente (cerca de 1 mês). O módulo 2 é a caixa digestora do meio, que funciona da seguinte maneira: quando a caixa de cima estiver cheia, as caixas são trocadas. Enquanto os novos resíduos são colocados na caixa de cima, as minhocas transformam os resíduos dessa caixa em húmus. Por fim, o módulo 3 é a base coletora, essa peça armazena o excesso de líquido dos resíduos orgânicos. O composto Líquido é um adubo concentrado, muito rico em nutrientes, que deve ser diluído antes de ser usado na rega das plantas.

Alguns tipos de resíduos podem ser colocados á vontade como, frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, sachê de chá e erva de chimarrão, barra e filtro de café, e cascas de ovos. Não são recomendados carnes, fezes de animais carnivoros e papel higiênico usado. Recomenda-se colocar com moderação frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos e papel toalha, óleos e gorduras, flores e ervas medicinais ou aromáticas, laticínios, papel e papelão, temperos fortes (pimenta, alho, cebola) e limão.

Para começar é fácil! Você precisa apenas de um espaço (60x42 cm), resíduos orgânicos de cozinha, matéria vegetal seca, 30 minutos por semana e vontade. Então mãos á obra!