Share |
Anterior Próximo
06/12/2016

Composteira elétrica promete transformar resíduos de cozinha em adubo em 24 horas


Akatu

Já pensou ter uma composteira elétrica dentro da cozinha de casa? Pois isso deve ser possível muito em breve. Trata-se da Zera Food Recycler, criada pela Whirlpool. O equipamento é capaz de processar os restos de comida, transformando-os em adubo orgânico em apenas 24 horas.

A máquina é capaz de reduzir o descarte de resíduos orgânicos de uma família em até 200 quilos por ano, de acordo com o site da empresa. Além disso, o processo ajuda a reduzir o volume do lixo em dois terços, tornando aquilo que seria jogado fora em um produto útil e de valor.

O aparelho foi desenhado para caber em uma cozinha residencial. Suas dimensões são semelhantes às de uma lixeira comum e o seu funcionamento é extremamente simples e prático. Conectada à rede wi-fi, é possível programar o equipamento a distância e monitorar o processo por meio de um aplicativo. A compostagem dos resíduos é feita a partir da desidratação, que acontece pelo calor, somado à umidade e um produto de cascas de coco.

Após finalizado o ciclo, os restos de comida, talos e outros resíduos orgânicos viram um fertilizante sólido totalmente orgânico. O material é semelhante aos adubos comuns e é extremamente útil para agregar nutrientes à terra em hortas e jardins.

A Zera Food Recycler deve ser lançada em janeiro, durante a Consumer Eletronics Show, feira de novas tecnologias que será realizada em Las Vegas. A expectativa, porém, é de que o preço da máquina seja salgado para os primeiros interessados em adquiri-la, provavelmente próximo a US$ 1200. Veja mais detalhes sobre a composteira elétrica no site oficial do produto.




Anterior Próximo