Share |
17/03/2016

Celebração de 2 Anos de Coleta Seletiva em Itaocara


Cultura Ambiental nas Escolas

Esse ano, dois anos após ser implementado no município, o Projeto Coleta Seletiva Solidária já reciclou 293 toneladas de lixo em Itaocara. O resultado positivo foi comemorado pelo Secretário de Meio Ambiente, Régis Martins.

Segundo Régis, o projeto já gerou em dois anos cerca de R$103 mil em renda para os 10 catadores da cooperativa. Além do dinheiro da ACAMARI, eles ainda recebem mensalmente uma cesta básica. Antes da Coleta Seletiva os catadores trabalhavam no lixão da cidade, onde tiravam o sustento em meio a sujeira. Atualmente a Coleta Seletiva ja atingiu cerca de 83% do município de Itaocara, onde o material recolhido é levado para a Usina de Reciclagem e depois de separado é vendido para empresas que reciclam. A ACAMARI( Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itaocara) ainda tem um convênio com a Tetra Pak onde a mesma disponibilizou vários equipamentos para o bom funcionamento da usina. Além de recolher materiais recicláveis a coleta seletiva também recolhe pneus por toda cidade onde são levados para um lugar coberto na usina de reciclagem e depois vendido, assim evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Régis ainda conta que em 2016 será implementado o projeto "Meu Lixo Vale Muito", que funcionará nas escolas do município.

"Qualquer escola poderá participar. Serão recolhido os materiais que os alunos levarem durante um período e quando esse período se encerrar, a escola vencedora ganhará um prêmio", explicou Régis.

A semente foi plantada, Itaocara já esta colhendo os frutos que a coleta seletiva proporciona Régis Martins - Sec. de Meio Ambiente de Itaocara