Share |
19/08/2014

A importância da reciclagem da borracha

Tetra Pak
Pensamento Verde

Cada dia mais a reciclagem dos materiais se faz presente no dia a dia da população. Basicamente, quase todos os produtos têm potencial para serem reutilizados, e a reciclagem tem um papel de grande importância na redução dos impactos que estes itens, após o seu uso, podem causar ao meio ambiente. Vários benefícios podem ser obtidos a partir do processo de reciclagem, no caso da borracha, ajuda a preservar a natureza, evitando a degradação do solo.

A população demonstra mais preocupação com os impactos que descarte incorreto de resíduos poderá causar futuramente, uma vez que várias regiões do mundo têm aumentado os incentivos para que as comunidades participem de processos de reciclagem. O reuso dos materiais feitos de borracha, sejam eles tubos, chapas, pneus velhos ou quaisquer outros produtos, pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento.

A borracha é produzida naturalmente da árvore seringueira ou sinteticamente a partir de fontes de petróleo, sendo semelhantes em propriedades e difíceis de decompor. É importante saber que a produção de pneu é responsável pela maior parte do uso destas borrachas, chegando a 70%, e a reciclagem representa um papel importante, uma vez que possibilita a obtenção de uma nova borracha de qualidade.

Através da borracha reciclada são conseguidos vários outros produtos, que são destinados para diversas finalidades, nas quais são usados como materiais para revestimentos em áreas de recreação, gramados e no quintal, sendo tipos de revestimentos muito econômicos e com prazo de vida previsto para cerca de 20 anos em média. Mesmo após esse tempo, o material ainda pode ser reciclado para obter uma nova forma de revestimento de borracha.

Além disso, a reciclagem da borracha pode gerar produtos como artigos de decoração, mosaicos, cestos, tapetes de carros, solas de sapato, câmaras de ar, materiais de limpeza (como rodos, buchas e outras peças), inúmeros componentes e ferramentas para o setor industrial e de elétrica. Em algumas localidades, a borracha é usada na mistura de outros materiais de construção como cimento e concreto, para pavimentação de ruas, rodovias e estradas. Isso diminui consideravelmente o atrito do pneu dos carros e do pavimento, aumentando a eficiência do veículo e beneficiando a natureza.

A reciclagem proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. Para a indústria, a reciclagem pode apresentar a vantagem de diminuir os custos nos processos produtivos.