Share |
17/05/2018

17 de maio: Dia Internacional da Reciclagem


Tetra Pak

Hoje é um dia especial para todos aqueles que estão envolvidos com uma das práticas sustentáveis mais importantes nos dias de hoje: a reciclagem.

A reciclagem consiste em um processo de transformação de resíduos sólidos que não seriam mais utilizados. A partir de alterações de estado físico, físico-químico ou biológico, os resíduos adquirem características que os tornam novamente matéria-prima ou produto, o que além de reduzir a produção e o acúmulo de rejeitos, diminui a necessidade de extração de novos materiais da natureza.

Sendo, pela sua própria definição, uma ação com potencial de reduzir impactos ambientais, a reciclagem tornou-se uma prática necessária para a sustentabilidade do nosso planeta. Considerando o crescente aumento da população mundial e o consequente aumento de consumo de alimentos e materiais em geral, a conscientização sobre consumo, reuso e reciclagem deve ser cada vez mais estimulada e propagada.

Sendo assim, cidadãos, empresas e o poder público devem todos contribuir com práticas sustentáveis como a reciclagem, incentivando e participando de programas de coleta seletiva e de educação ambiental. A preocupação com o meio ambiente e a sociedade deve ser compartilhada por todos, afinal somos, sem distinção, completamente dependentes dos recursos que a natureza nos oferece.