Share |
09/05/2014

Mata Atlântica: 10 atitudes de consumo consciente para preservá-la

Tetra Pak
Akatu

A Mata Atlântica já cobriu 15% do território brasileiro, mas hoje ocupa 1% apenas, segundo a SOS Mata Atlântica, organização não governamental sem fins lucrativos dedicada à preservação deste bioma. O Instituto Akatu fez uma lista de 10 atitudes de consumo consciente que ajudam a preservar a Mata Atlântica, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta, decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988.

1. Compre produtos artesanais de comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas, valorizando a sua cultura.

2. O que entra na floresta deve sair: não jogue lixo na natureza, o consumidor consciente cuida do destino correto dos seus resíduos.

3. Não compre plantas nativas da Mata Atlântica (bromélias e orquídeas) extraídas ilegalmente.

4. Selecione para compra apenas produtos feitos com madeira certificada.

5. Compre apenas palmito cultivado e registrado pelo Ibama.

6. Imóveis dentro de áreas protegidas não devem ser comprados.

7. Empresas que respeitam o meio ambiente devem ser valorizadas.

8. Não compre animais silvestres e denuncie seu aprisionamento e comércio ilegal.

9. Todo ato de consumo provoca impactos no meio ambiente: reflita sobre isso.

10. Espalhe esta mensagem a todos os seus familiares e amigos e ajude a preservar a Mata Atlântica por meio dos seus atos de consumo.

A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados brasileiros. Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%. Na Mata Atlântica podem ser encontradas mais de 20 mil espécies de plantas, 270 espécies conhecidas de mamíferos, 992 espécies de pássaros, 197 répteis, 372 anfíbios e 350 peixes. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 estão na Mata Atlântica. Neste bioma estão sete das nove bacias hidrográficas brasileiras. Mais de 62% da população brasileira vive na área de Mata Atlântica - com base no Censo Populacional 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 118 milhões de habitantes em 3.284 municípios. A expansão urbana desordenada e a poluição são algumas das ameaças a este bioma.