Share |
Anterior Próximo
20/02/2015

Programa vai mapear nascentes para conservar meio ambiente em Viana


Folha Vitória

Todas as nascentes de Viana serão mapeadas e georeferenciadas para viabilizar o reflorestamento das encostas e promover, desta forma, a conservação da água no município, que é cortado pelos rios Jucu e Formate, grandes responsáveis pelo abastecimento de água em várias cidades do Espírito Santo. A medida faz parte do Programa Reflorestar Viana que atuará em conjunto com o Reflorestar do governo do Estado. O trabalho já começa nesta semana com treinamentos das equipes que farão este trabalho de campo.

O trabalho terá início com o treinamento da equipe da Secretaria de Agricultura, em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Meio Ambiente (Iema).

As secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social de Viana, por meio da Defesa Civil, também estarão presentes nesta parceria para dar o suporte necessário durante as ações. “Essa semana teremos, inicialmente, um treinamento, e, logo em seguida, iniciaremos o trabalho de campo, que conta com a busca e diagnóstico de todas as nascentes da cidade”, explica o secretário de Agricultura Ledir Porto.

Além do diagnóstico das nascentes, serão produzidas mudas por meio de parcerias resultando no plantio nas encostas dos rios e demais áreas de preservação. Para a realização deste trabalho, a secretaria dará todo o suporte necessário (como adubo) para os produtores rurais; e, juntos, será possível a preparação e recuperação do solo.

Todo o estudo e também a análise, tanto do volume das nascentes quanto da preparação do solo, serão usados para uma nova perspectiva: a construção de barragens na área rural, uma forma de conservar a água das nascentes de Viana.

O ‘Programa Reflorestar’ foi lançado pelo governo do Estado em 2011. O objetivo principal é recuperar e preservar a mata atlântica, as encostas dos rios (o que garante uma disponibilidade maior de água) e o solo, além de criar uma parceria primordial entre município e produtores rurais.




Anterior Próximo