Share |
14/10/2013

Vídeo mostra mudanças de precipitação e temperatura no século 21


Planeta Sustentável
http://

Os modelos usados pelo IPCC estimam como irão mudar os padrões globais de temperatura e precipitação no século 21, com as tendências atuais do crescimento de emissões de gases de efeito estufa.

O vídeo apresentado no final deste post (com legendas em inglês) mostra um cenário no qual as concentrações de CO2 chegam a 670 partes por milhão (ppm) em 2100, comparadas às 400 ppm de hoje. Esse cenário foi construído com dados de visualização do Centro de Simulação do Clima e o Estúdio de Visualização Científica do Centro de Vôos Espaciais Goddard, da Nasa, em Maryland. Na avaliação do Grupo de Trabalho 1 do Quinto Relatório do IPCC cientistas se referiram a um esforço internacional de modelagem do clima para estudar como o planeta pode responder a quatro cenários diferentes de emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa neste século.

Para produzir visualizações que mostrem mudanças de temperatura e precipitação similares às incluídas no relatório, o Centro de Simulação do Clima calculou as mudanças a partir da modelagem dos cenários. Os produtos finais são visualizações de como os padrões se alterariam comparados à média histórica do final do século 20.

As mudanças mostradas na visualização foram observadas no período que vai 1971 a 2000. É uma base ligeiramente diferente daquela usada no relatório do IPCC, de 1986 a 2005. Como este período foi ligeiramente mais quente que o primeiro, as visualizações são também ligeiramente diferentes. Assista no vídeo, abaixo:

https:/www.youtube.com/embed/6NU7vRnzpg8