Share |
25/01/2014

Uso de telhado verde pode reduzir impactos de ilhas de calor

Tetrapak
Estadão

São Paulo - O uso do telhado verde pode ser um instrumento importante para reduzir os impactos de ilhas das calor formadas especialmente em grandes centros urbanos, indica estudo da Universidade de São Paulo (USP). Ao comparar dois prédios da capital paulista, um com área verde e outro com laje de concreto, o geógrafo Humberto Catuzzo verificou que a temperatura no topo do edifício com jardim ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar.

"Se imaginarmos que está fazendo 25°C no prédio com telhado verde e, no de concreto, 30°C, isso faz uma grande diferença dentro daquele microclima", disse o pesquisador e autor da tese de doutorado com esse tema. Catuzzo destacou que não é possível definir exatamente o impacto que a iniciativa teria, se fosse expandida, mas observou que as diferenças de temperatura e umidade constatadas na experiência foram muito significativas. "Poderia melhorar a questão climática ou ambiental daquela região central", ressaltou.

De acordo com Catuzzo, a ilha de calor existente no centro de São Paulo eleva em até 10°C a temperatura na região durante o verão. "O concreto, o pavimento, a grande circulação de veículos fazem com que essa área tenha um aquecimento maior em relação a outras", disse. O uso de telhados ecológicos solucionaria também o problema da falta de espaços no centro que pudessem abrigar áreas verdes.

Telhas e placas sustentáveis

Tetra Pak

Uma outra alternativa para minimizar o impacto das ilhas de calor nos grandes centros urbanos consiste no uso de telhas feitas a partir da reciclagem de embalagens longa vida Tetra Pak. Essas peças vêm conquistando um mercado cada vez maior, graças a sua alta durabilidade e seu valor agregado. Além disso, elas são leves, flexíveis, resistentes à degradação, possuem boa absorção acústica e oferecem melhor conforto térmico em comparação com as telhas comuns, já que o alumínio reflete os raios infravermelhos do sol.

Devido às inúmeras vantagens destes materiais produzidos a partir da reciclagem de embalagens, muitas empresas se especializaram na fabricação de telhas e placas recicladas a partir de embalagens pós-consumo da Tetra Pak. Conheça mais sobre duas dessas empresas: a Ibistetra e a Ibaplac e saiba como adquirir seus produtos reciclados.