Share |
17/09/2014

Tetra Pak forma aliança para promover a certificação FSC


Tetra Pak

A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, firmou parceria com as empresas Kingfisher e IKEA para promover e compartilhar os benefícios da utilização de madeira legal, produzida de forma sustentável, e esclarecer a importância da certificação do Forest Stewardship Council (FSC - Conselho de Manejo Florestal) na entrega desses valores.

Criado em 1993, o FSC é uma organização independente, não governamental e não lucrativa, que promove a gestão responsável da floresta em todo o mundo. Nas últimas duas décadas, o sistema FSC tem sido amplamente reconhecido por seu forte processo, que envolve diversos públicos e critérios sociais e ambientais cuidadosamente definidos para o manejo florestal. No entanto, é um desafio para as empresas que fabricam produtos certificados pelo FSC quantificar e demonstrar o valor que o sistema traz para a melhor gestão das florestas do mundo.

A iniciativa de dois anos que envolve as três empresas fundadoras - Kingfisher, Tetra Pak e IKEA - pretende desenvolver uma metodologia para analisar o impacto da certificação FSC. Isso permitirá que as empresas entendam o valor produzido pela utilização da madeira e do papel certificado pelo FSC em suas políticas de compras.

De acordo com Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak, em média, as embalagens contêm 70% de papel derivado de fibra de madeira e a certificação é uma oportunidade de garantir que o recurso provém de um manejo responsável das florestas. “Isso, naturalmente, requer um padrão de certificação que cumpre as suas promessas. Como um defensor de longa data do FSC, nós estamos orgulhosos de ser um dos sócios fundadores desta iniciativa”, afirma Dennis.

A iniciativa é suportada pela Sustainable Trade Initiative (IDH – Iniciativa de Comércio Sustentável) e coordenada pela International Social and Environmental Accreditation and Labelling Alliance (ISEAL - Acreditação Internacional Ambiental e Social e Aliança de Rotulagem). O grupo é independente do FSC, mas é projetado para ser útil para a organização, fornecendo uma ferramenta que mostra sua contribuição para os valores sociais, ambientais e econômicos das florestas do mundo. O aprendizado proporcionado por esta iniciativa será compartilhado com outros esquemas de certificação, bem como com outros setores, além da silvicultura, que são cobertos por mais de 20 sistemas de certificação membros da ISEAL.

Leia mais sobre fontes renováveis e nosso relatório global de sustentabilidade.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 23.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.