Share |
22/02/2013

Telhados ecológicos ajudam o meio ambiente e o bolso

Tetra Pak
CBN

O telhado é um item importante para a sustentabilidade de uma construção. Dependendo do material usado, pode aumentar ou reduzir a temperatura interna, aproveitar materiais recicláveis e fazer a diferença até mesmo no combate ao aquecimento global.

Neste último domingo, 17 de favereiro, André Trigueiro em entrevista à CBN apresenta 3 possibilidades de telhados ecológicos favoráveis ao meio ambiente e que ajudam na economia de energia, no reaproveitamento e na melhoria na qualidade de vida.

Abaixo algumas informações e dicas sobre os telhados ecológicos e seu uso:

* Telhas de tinta branca reflexiva
Pintar o telhado de tinta branca reflexiva, reduz a temperatura interna da casa, e consequentemente ocorre a redução de despezas de refrigeração e economia de energia. A cada 100 metros de telhado pintados resultam em redução de 10 toneladas de emissões de CO2 por ano.

* Telhados verdes
Coberturas vegetais que, colocadas como telhado da construção, garantem maior isolamento térmico (é possível a redução de até 3 graus), o isolamento acustico, a drenagem de água absorvida pelo telhado (que pode ser reutilizada) e incentivam a presença de insetos polinizadores e pássaros, além de melhorar o visual da construção. Nesta situação é imprescindível o auxílio de uma empresa especializada.

* Telhas de reciclagem das embalagens Tetra Pak
Mais resistentes que as de amianto, mais leves e com redução de temperatura interior da construção. De acordo com Fernando Von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, além de mais leves do que as comuns (amianto ou fibrocimento), as telhas produzidas a partir da reciclagem das embalagens longa vida também oferecem melhor conforto térmico, já que reduzem em 30% a passagem de calor. “Ao mesmo tempo em que apoiamos a melhoria habitacional, promovemos a consciência ambiental da população e fomentamos a coleta seletiva e a reciclagem”, afirma Fernando. Para adiquir e conhecer mais sobre as telhas ecológicas, consulte e conheça a ReciColeta, Departamento de Recicláveis.

Sobre a ReciColeta
A RECICOLETA é uma unidade para compra e recebimento exclusiva para embalagens longa vida pós-consumo (caixas de leite, suco, massa de tomate, achocolatado, milho, outros) no Rio de Janeiro. Nossa finalidade é aumentar a coleta destas embalagens e sensibilizar a população sobre a reciclagem, evitando sua destinação inadequada para aterros sanitário e lixões. Para maiores informações consulte o site.

Confira a reportagem do André Trigueiro aqui