Share |
28/10/2013

Secretário-geral da ONU diz que é preciso enfrentar desperdício de água


Terra

O mundo precisa combater o desperdício de água, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, ao alertar para uma crescente escassez de água nos próximos anos.

Ao discursar na abertura da Cúpula da Água em Budapeste, com quatro dias de duração, Ban disse que quase a metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda poderá superar a oferta em 40%.

"Precisamos responder ao uso insustentável. A água é desperdiçada e mau usada por todos os setores em todos os países", afirmou.

"Nós precisamos usar o que temos com mais igualdade e inteligência", acrescentou, pedindo uma cooperação mais próxima entre os países para responder aos "desafios comuns" das necessidades de água.

As nações deveriam trabalhar juntas para assegurar agricultura sustentável e segurança alimentar, enfrentar as mudanças climáticas e assegurar um saneamento adequado, disse o secretário-geral da ONU.

"A humanidade consumiu mais recursos ao longo das últimas cinco décadas do que ao longo dos cinco mil anos anteriores" acrescentou o presidente húngaro Janos Ader, anfitrião da conferência.

A cúpula é realizada como parte do Ano Internacional de Cooperação da Água.