Share |
15/05/2017

São Paulo vai ganhar corredor verde para polinizadores


Ciclo Vivo

Com ajuda da população, um corredor verde com novas árvores, arbustos e plantas atrativas de polinizadores será instalado nos arredores do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é criar um “condomínio”, um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos.

A implantação do corredor verde ocupará aproximadamente 530 metros lineares, abrangendo a Rua Amâncio de Carvalho e a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na Vila Mariana. A iniciativa é em comemoração à Semana Internacional do Meio Ambiente. De acordo com Harumi Hojo, pesquisadora do IB, “serão plantadas no mínimo 18 árvores e arbustos com a participação da comunidade e orientação de especialistas”.

O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas. A Grã-Bretanha também implantou importantes iniciativas neste sentido.

Crianças e adultos também poderão visitar o Museu Planeta Inseto, do Instituto, e participar de oficinas gratuitas sobre plantios arbóreos, hortas comunitárias, compostagem e mapeamento afetivo do bairro, entre outros temas. O objetivo é mostrar a importância dos insetos não só como produtores de mel, mas também como agentes polinizadores de espécies vegetais, contribuindo na produção de alimentos. Haverá também a exposição de abelhas nativas sem ferrão.