Share |
12/06/2017

Projeto da Tetra Pak é reconhecido com Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental


Fiesp

Em sua 23ª edição, o Prêmio de Mérito Ambiental da Fiesp e do Ciesp foi concedido à Tetra Pak na categoria responsabilidade social. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6 de junho), durante a Semana de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp. Em 2017, foram inscritos 52 projetos, de 51 empresas.

Promovido anualmente, desde 1995, o Prêmio de Mérito Ambiental tem o objetivo de incentivar as empresas a desenvolver boas práticas, respeitando o meio ambiente. Trata-se de uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas indústrias que se destacaram com resultados significativos na implementação de projetos ambientais no Estado de São Paulo.

Os projetos contemplaram um ou mais dos seguintes temas: gestão ambiental, eficiência energética, educação ambiental, gestão de resíduos, gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE), gestão de emissões atmosféricas, construção sustentável, mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, remediação de áreas contaminadas, soluções sustentáveis, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Categoria responsabilidade social

A Tetra Pak se destacou em todas as categorias de responsabilidade social com o projeto Cuidando do futuro, lançado em 2014 com o objetivo de desenvolver líderes que possam gerir as cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Brasil. A estratégia foi promover reuniões presenciais com consultores especializados na formação de liderança corporativa para que os integrantes conheçam o papel do gestor, o processo de tomada de decisão em grupo e até como identificar sucessores.

A partir desse projeto, a empresa atingiu 23% da taxa de reciclagem de suas embalagens pós-consumo. Como resultado, desde 2014 o projetou já capacitou 105 lideranças de 23 cooperativas de 13 municípios do Estado de São Paulo. A meta é expandir a iniciativa para outras regiões do Brasil.

A ideia do projeto surgiu em função da necessidade de fortalecer as cooperativas de catadores, preparando-as para enfrentar as fortes demandas em função do crescimento da cadeia de reciclagem. A iniciativa faz parte das ações da Tetra Pak no âmbito da Coalizão Embalagens, formada por 28 associações do setor empresarial engajadas na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, e todas as embalagens da companhia, compostas por camadas de papel, plástico e alumínio são 100% recicláveis.

Para saber mais sobre os projetos, visite o site do prêmio