Share |
29/09/2014

Programa LEVE incentiva coleta seletiva nas Escolas

Tetra Pak
Prefeitura de Crateús

A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo a entrega do reembolso de compensação ambiental nas Escolas que participam do Programa LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar). Essa é uma proposta inovadora do Instituto Brasil Solidário – (IBS), que se soma ao Programa de Coleta Seletiva de Crateús, executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Associação de Catadores RECICRATIÚ.

O LEVE foi iniciado em fevereiro de 2014, em apenas 4 escolas municipais. Em poucos meses foi ampliado, ocorrendo atualmente já em 20 escolas.

Semanalmente os materiais (pet e papel) são devidamente pesados pela Associação ,onde é realizado o controle. Trimestralmente é realizado um reembolso de 20% do valor de mercado dos produtos para a Escola participante, como forma de incentivo ambiental. Os demais materiais são doados para RECICRATIÚ.

”O LEVE foi idealizado para incentivar a comunidade escolar na continuidade de ações ambientais voltadas para sustentabilidade de gestão de resíduos sólidos, é uma alternativa leve de se cuidar do meio ambiente e ainda ajudar muitas pessoas a ganharem a vida”, ressalta Márcia Andrade, secretária adjunta de Meio Ambiente.

Para ajudar a Associação de Catadores RECICRATIÚ, a Tetra Pak está em processo de cessão de um Transpalete e de folhetos para a divulgação da Coleta Seletiva na cidade. Com mais esta ação, a Tetra Pak colaborará para a melhoria da cadeia de processo dessa Associação, além de colaborar com a conscientização da população sobre a importância de se destinar o lixo reciclável para a Coleta Seletiva.