Share |
11/05/2012

Programa Coleta Seletiva Solidária abrange catadores, escolas e órgãos públicos


http://www.coletaseletivasolidaria.com.br/

O Programa Coleta Seletiva Solidária foi recentemente desenvolvido para fortalecer a gestão dos resíduos sólidos do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a reciclagem, coleta seletiva e valorização dos catadores nesta cadeia. O programa surgiu com a ação conjunta da Secretaria do Estado do Ambiente, do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

O principal método para a implementação da Coleta Seletiva Solidária é através de oficinas de capacitação e planejamento participativo para as principais vertentes: gestores públicos municipais, escolas estaduais, órgãos públicos estaduais e catadores.

No caso do Programa de Capacitação dos Gestores Escolares oferecido aos municípios fluminenses, o principal objetivo é assessorar as escolas na separação dos materiais recicláveis na destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Essas oficinas contam com a apresentação do projeto, passo a passo da implementação da coletav seletiva e levantamento dos obstáculos encontrados pelas escolas. O público alvo para essas oficinas são diretores, professores, alunos e funcionários das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse: http://www.coletaseletivasolidaria.com.br