Share |
11/02/2014

Reconhecimento de selos ambientais cresce, mas ainda é baixo entre consumidores

Tetra Pak
Revista Meio Ambiente Industrial

Um em cada cinco consumidores em todo o mundo reconhece o selo FSC (Forest Stewardship Council) - Conselho de Manejo Florestal. No Brasil, 90% dos representantes da indústria e 23% dos consumidores conseguem identificar a certificação e sabem qual o significado da imagem. Essas são algumas das conclusões da pesquisa global realizada pela Tetra Pak que considerou a opinião de mais de sete mil pessoas em 13 países, além da avaliação de representantes da indústria de alimentos e bebidas, do governo e formadores de opinião.

No entanto, a pesquisa mostra também que os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. A boa notícia é confirmada pelos números: 37% dos consumidores buscam regularmente selos ambientais, sendo que 54% deles confiam nas informações contidas nas embalagens dos produtos. O dado representa um crescimento de quase 20% em relação ao estudo de 2011.

Atualmente, o Brasil tem 6,961 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e conta com aproximadamente 1030 certificados na modalidade de cadeia de custódia. Dessa forma, o País ocupa a 5ª posição no ranking total do sistema FSC. "A área florestal global certificada com os Princípios e Critérios do FSC está crescendo em todo o mundo, acompanhado por um forte crescimento na cadeia de produtos certificados", disse Fabíola.


Tetra Pak

Todo o papel-cartão utilizado pela Tetra Pak na fabricação das embalagens é certificado pelo FSC®, garantindo que o material é provediente de áreas florestais manejadas de forma responsável. A certificação é aplicada desde junho de 2008 nas embalagens produzidas nas unidades da Tetra Pak em Ponta Grossa e Monte Mor, que utilizam papel certificado fornecido pela Klabin. A inclusão do selo nas embalagens é feita conforme solicitação dos clientes e cresce cada vez mais, demonstrando o interesse destes em comunicar o seu compromisso com as questões ambientais.

Saiba mais sobre a FSC clicando aqui.