Share |
07/01/2014

Os desafios do clima daqui para a frente, em uma publicação única


Planeta Sustentável

O Planeta Sustentável reuniu, na nova Revista do Clima – Volume 2, uma série de artigos, entrevistas e gráficos que falam dos desafios que as mudanças climáticas já estão impondo a todos nós e como ele deve influir em nosso modo de pensar, planejar e agir, em diversas frentes.

A publicação traz 26 autores convidados, entre economistas, cientistas, diplomatas e empresários. Especialistas como Achim Steiner, diretor-executivo do PNUMA, e Suzana Khan, do IPCC e do Painel Brasileiro das Mudanças Climáticas, falam que:
- as cidades serão as mais afetadas e que é preciso torná-las resilientes, ou seja, aptas a responder e se recuperar dos impactos
- que é hora de apertar o passo e transformar a economia, os modos de produção, aumentar o compromisso com o bem-estar das pessoas e respeitar, para valer, os limites da natureza
- e que as negociações para um acordo mundial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa continuam tímidos, mas aqui e ali houve avanços, como o de REDD+.

E tem também os novos dados das emissões brasileiras, que mostram que o País precisa ficar atento para não perder seu papel de protagonista nas negociações internacionais, e, principalmente, para proteger a população mais vulnerável aos efeitos do clima, bem como suas atividades produtivas.

A revista também traz alguns dos melhores posts deste Blog do Clima e as reflexões e opiniões de quem acompanhou a última COP19 do Clima, em Varsóvia.

O conteúdo aponta que está mais que na hora de agir. Como diz Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável, em sua apresentação da revista, sabemos onde queremos chegar, e isso é um grande passo. Agora é preciso apressá-lo.

A Revista do Clima – Volume 2 está disponível em PDF. Baixe o seu gratuitamente!

Não viu o volume 1 da revista? Ele também está disponível. Baixe aqui.