Share |
19/09/2013

ONU divulga os Campeões da Terra 2013


Planeta Sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) entregou nesta quarta-feira (18) o prêmio Campeões da Terra 2013. Nesta edição, a iniciativa, que reconhece o trabalho de líderes do governo e de representantes da sociedade civil e do setor privado em prol da proteção e conservação do meio ambiente, teve quatro ganhadores.

A ministrado do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, foi um deles. Ela venceu a categoria Liderança Política pelas ações que desempenha no governo desde 2010, com foco no combate ao desmatamento da Amazônia.

Os outros três vencedores são:

  • a mexicana Martha Isabel Ruiz Corzo, diretora da Reserva da Biosfera Sierra Gorda, que levou o prêmio na categoria Inspiração e Ação por ajudar a assegurar o futuro de um dos ecossistemas mais ameaçados do México;
  • o italiano Carlo Petrini, fundador do Movimento Slow Food, que também foi premiado na categoria Inspiração e Ação por sua contribuição no combate ao desperdício de alimentos no mundo e
  • o cientista indiano Veerabhadran Ramanathan, do Instituto Scripps de Oceanografia dos EUA, que foi premiado na categoria Ciência e Inovação pelos trabalhos de pesquisa pioneiros que desenvolveu a respeito do corte de emissões do carbono preto.

A cerimônia de entrega do prêmio Campeões da Terra 2013 aconteceu no Museu da História Natural, em Nova York, e foi conduzida pela top model Gisele Bündchen, Embaixadora da Boa Vontade do Pnuma. Em oito anos de existência, a iniciativa da ONU já premiou outros dois brasileiros: a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, em 2007, e o presidente executivo da Abril S.A, Fábio Barbosa, em 2012.




Conteúdos Relacionados