Share |
26/07/2012

Cooperativa em Ação: ferramentas para melhorar cooperativas

Tetra Pak
Tetra Pak

Reciclagem, ação social, transformação, ecologia e qualidade de vida. São temas dos mais importantes nos dias atuais. Todos esses conceitos estão envolvidos no processo de criação e gestão de cooperativas de reciclagem. A Tetra Pak, empresa produtora de embalagens longa vida, material totalmente reciclável, em parceria com o CEMPRE (Compromisso Empresarial Para Reciclagem),está atenta a tal demanda e,preocupada com o desenvolvimento sustentável dessas cooperativas, apresentou em Maio de 2012 o material “Cooperativa em Ação”.

Esse trabalho conta com o apoio da Integration,empresa de consultoria na área de gestão empresarial, e do SESCOOP-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) e pretende auxiliar na difícil tarefa de melhorar a cada dia os trabalhos nas cooperativas de triagem e beneficiamento de materiais recicláveis.

Os desafios são muitos. Ainda jovens, as cooperativas,em sua maior parte, engatinham nos processos fundamentais para a sobrevivência. E não poderia, neste momento, ser diferente. Criadas por cidadãos com diferentes trajetórias, com leis e regras ainda em fase de adaptação para o mercado de recolhimento,triagem e envio de materiais para reciclagem,as cooperativas necessitam em geral de todo apoio e informação possíveis e disponíveis.

Formatado a partir de ideias e conceitos daqueles que trabalham diretamente com as cooperativas de materiais recicláveis, esta publicação, na linguagem mais acessível que o tema permite,pretende levar aos cooperados novas alternativas sobre os problemas mais comuns do dia a dia que são enfrentados,os obstáculos mais frequentes para que as cooperativas possam atingir um melhor desempenho, com aumento de produtividade.

Este curso é composto por Manual do Facilitador e fascículos com cartazes explicativos para uso nos encontros.O Manual do Facilitador apresenta todo conteúdo do “Cooperativa em Ação”, com informações de como ele deve ser usado junto ao grupo trabalhado, com referências para auxílio ao instrutor. Os fascículos, divididos em quatro módulos,buscam mostrar,com linguagem simples e acessível,os principais pontos de cada área a ser trabalhada. As planilhas, por sua vez, servem de modelo de como controlar e implantar alguns conceitos discutidos no programa e os cartazes vão auxiliar o facilitador a tratar os temas com o grupo de alunos.

Seja um multiplicador desse projeto! Se você trabalha junto a uma Cooperativa e quer utilizar o material, entre em contato através do email falecom.meioambiente@tetrapak.com