Share |
28/06/2013

Conscientização sobre o Sistema Catareira


Consórcio PCJ

O Projeto Semana da Água 2013, realizado pelo Consórcio PCJ, desde 1994, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, terá como tema a história, o funcionamento e a importância do Sistema Cantareira para as Bacias de PCJ e para o Alto Tietê, onde está situada a Região Metropolitana de São Paulo. A abertura oficial da Semana da Água 2013 - Sistema Cantareira compartilhando desafios, ocorreu no dia 25 de abril, em Americana (SP), no Teatro Paulo Autran.

Durante a abetura oficial houveram mesas redondas com autoridades e palestrantes sobre o Cantareira e a renovação da sua outorga, prevista para ocorrer em agosto de 2014. Também foi lançado um video de orientação aos Educadores participantes da Semana da Água sobre o tema, conforme solicitação do Precidente do Consórcio PCJ, Dandro Stroiek.

O Sistema Cantareira é um conjunto de cinco reservatórios que abastecem a região Metropolitana de São Paulo e as Bacias PCJ. Atualmente, são destinados 31m3/s para a Grande São Paulo e outros 5m3/s para a nossa bacia. O desenvolvimento idustrial e vegetativo das duas regiões aponta para um cenário de necessidade de mais água, para não comprometer o desenvolvimento dessas localidades. Técnicos das Bacias PCJ falam em um aumento de 15m3/s para conseguir suprir a demanda hídrica da região, no entanto, a Grande São Paulo também necessita de mais água para continuar a abastecer sua população que cresce em torno de 1% ao ano, ou seja, uma cidade de quase o tamanho de Americana (SP) por ano.

"Muitas pessoas em nossa bacia veem o Cantareira para abastecimento somente de São Paulo, ou em outros casos, nem sabem o que é o sistema. A idéia do Projeto Semana da Água é informar à comunidade que ele está muito mais perto do que imaginamos", atenta a gerente de gestão de sensibilização e coordenadora de projeto, Andréa Borges. Na primeira fase do cronograma da Semana da Água 2013, que acontece durante o primeiro semestre, a entidade irá capacitar os agentes interlocutores que reaplicarão os conhecimentos adquiridos para professores e alunos nos municípios participantes, o que deve ocorrer na segunda fase do projeto, no segundo semestre do ano.

O Projeto Semana da Água do Consórcio PCJ capacita anualmente uma média de 180 mil alunos. Em 19 anos de atuação, cerca de quatro milhões de pessoas foram capacitadas, de forma direta e indireta. No ultimo ano, 32 municípios das Bacias PCJ participam do projeto, que teve como tema a "Rio+20" e o desenvolvimento sustentável. A expectativa para 2013 é levar à população mais informações sobre o Sistema Cantareira e como ele pode afetar a disponibilidade hídrica da região.

Mais informações no site do Consórcio PCJ e pelo email ambiental@agua.org.br.