Share |
06/09/2013

Conpet divulga nova consulta interativa sobre consumo de combustível


Blog Fatos e Dados

Vinte e sete marcas de automóveis estão participando voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro em parceria com o Conpet – Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, criado pelo Governo Federal. Isto representa quase o triplo de adesão das empresas ao programa em relação às dez marcas do ano passado.

A nova lista do PBEV já contempla informações sobre o consumo de combustível de 346 modelos de veículos à venda em 2013 que poderão exibir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. No site do Conpet, os consumidores podem consultar de forma interativa e comparar todos os modelos e as classificações que vão desde “A”, para mais eficiente, até “E”, para menos eficiente.

A etiqueta conta com uma novidade este ano: além de indicar o rendimento do veículo na cidade e na estrada em km por litro, é possível saber o nível da emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Esta informação também está disponível na consulta online do Conpet, que permite a escolha por categoria de veículo, marca, modelo ou motor e a ordenação dos modelos conforme seu consumo energético. O sistema ainda informa a classificação geral que compara todos os modelos juntos independente da categoria. As informações sobre o consumo dos veículos são declaradas ao Inmetro pelas empresas participantes, após testarem seus modelos em laboratórios semelhantes ao laboratório de ensaios veiculares do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), utilizado para desenvolvimento dos combustíveis.

Também poderão ser visualizadas no site as dicas do Conpet para economizar combustível. Fatores como a falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, trânsito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições adversas da via ou excesso de peso também influenciam a eficiência dos veículos, podendo aumentar em mais de 20% o consumo de combustível.

Ainda em 2013, o Conpet definirá os critérios para concessão do Selo Conpet de Eficiência Energética para veículos. O Selo Conpet visa a destacar para o consumidor os modelos etiquetados pelo Inmetro que apresentam maior economia de energia.