Share |
15/07/2014

Concurso Cultural Energias do Mundo

Tetra Pak
Ambiente e Energia

A EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com apoio do Instituto EDP e em parceria com a Casa Redonda Cultural, lança em 4 municípios na região do Alto do Tietê em São Paulo, o projeto educativo CONCURSO CULTURAL ENERGIAS DO MUNDO 2014. A iniciativa tem como objetivo oferecer possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre a história das energias.

Com o tema “A HISTÓRIA DAS ENERGIAS NO MUNDO: A energia do meu lugar”, o concurso pretende dinamizar o aprendizado das mais diversas disciplinas com ênfase em artes, ciências e estudos sociais e contribuir com a melhoria da educação pública no Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso socioambiental da EDP.

Poderão participar do Concurso os alunos e professores das escolas públicas municipais de ensino fundamental do 3º ao 7º ano dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. A ação estimula atividades culturais alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do MEC.

O Concurso publicará os melhores trabalhos inscritos no site do projeto e premiará os quatro trabalhos vencedores: alunos autores, professor e escola serão premiados. O objetivo é valorizar trabalhos artísticos produzidos no ambiente escolar, dinamizar o ensino das artes, e estimular reflexões sobre consumo e cidadania ambiental envolvendo diversas disciplinas do currículo. O tema Energia apresenta-se como excelente eixo transversal de ensino conectando currículo e cotidiano e ampliando a consciência ambiental nas escolas.

As inscrições estão abertas de 11 de julho a 15 de setembro de 2014 e serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de dois a três alunos, que podem explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais.

O projeto realizará ainda Encontros de Sensibilização e Formação de Educadores abordando as possibilidades de conectar Arte, Educação, Consumo e Meio Ambiente de forma transversal e interdisciplinar. Os encontros serão realizados nos 4 municípios abrangidos pelo projeto, beneficiando professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Os encontros contam com a parceria das Secretarias Municipais de Educação.

“A nossa grande motivação com a realização do Concurso e do projeto educativo ENERGIAS DO MUNDO é conhecer e compartilhar o olhar singular de crianças e adolescentes sobre um dos principais desafios da atualidade – as energias que movem o mundo e seus caminhos em direção ao futuro. As linguagens artísticas favorecem a expressão da subjetividade abrindo espaço para que estas crianças e adolescentes percebam e vivenciem a interdependência entre todos os seres tornando-se protagonistas das mudanças que precisamos em relação às questões ambientais. O concurso e os materiais educativos do projeto valorizam a produção artística no ambiente escolar e colaboram com educadores e professores ao dinamizar o ensino de diversas disciplinas, enriquecendo o currículo e as práticas pedagógicas nas áreas de educação ambiental, cidadania participativa e consumo consciente”, afirma Minom Pinho, produtora executiva do projeto e sócia da Casa Redonda.

Mais informações no site http://www.energiasdomundo.com.br.