Share |
30/09/2008

Certificação FSC


Meio Ambiente e Cidadania - Edição Especial, Setembro 2008

Nos últimos tempos tem crescido no mundo todo a preocupação das florestas naturais, como condição fundamental para a própria preservação da vida no planeta. Esta preocupação vem se refletindo nos mais diversos segmentos da sociedade e o público consumidor está cada vez mais sensível às questões ambientais, optando por produtos que comprovadamente não agridam o meio ambiente.

A Tetra Pak historicamente possui uma filosofia operacional focada no desenvolvimento e fomento de ações que contribuam para a preservação, entre elas, a utilização de matérias-primas de áreas reflorestadas, o que ajuda a reduzir a pressão sobre florestas nativas. Recentemente a empresa agregou mais uma importante ação que contribui para este perfil: a certificação FSC para as embalagens Tetra Pak produzidas com cartão Klabin. Trata-se de um processo que garante ao público monitorar toda a cadeia que envolve a produção do papel de embalagem, desde o plantio das árvores até o produto final ao consumidor. Uma certificação de difícil obtenção, dada sua complexidade, que enche de orgulho e responsabilidade esta empresa que, assim, comprova seu apoio ao manejo responsável das florestas, com a utilização de papel proveniente de fontes bem manejadas e outras fontes controladas. No país dono da maior reserva verde do mundo, esta certificação torna-se um diferencial a mais para a Tetra Pak. Diferencial este que ela estedente a todos os seus clientes que podem estampar o selo da FSC em seus produtos.

Como se obtém a certificação?

A certificação FSC engloba toda a Cadeia de Custódia, também denominada pela sigla CoC, que representa a certificação das empresas que processam materiais de madeira certificada desde a floresta até o consumidor final. Ou seja, é um processo complexo que envolve monitoramento de todos os fornecedores de madeira para a fabricação do papel utilizado nas embalagens da Tetra Pak. A madeira precisa ser certificada desde seu local de plantio. Por essa razão, trata-se de uma certificação muito difícil de se obter que foi possível graças ao empenho da Klabin, o fornecedor de papel para as embalagens da Tetra Pak, em certificar todo o seu sistema de fabricação.

O que é a certificação?

FSC é a sigla de Forest Stewardship Council, que em português significa - Conselho de Manejo Florestal. Trata-se de um processo que permite ao público identificar florestas que estão sendo manejadas de acordo com padrões ambientais e econômicos pré-estabelecidos.

É um sistema de certificação florestal apoiado por grandes entidade, como WWF e Greenpeace.