Share |
03/08/2013

Banco Mundial elogia Brasil por energia renovável


Planeta Sustentável

O Brasil foi apresentado como referência no novo relatório do Banco Mundial, lançado nesta terça-feira (28). A publicação avaliou o que os países estão fazendo para alcançar o objetivo de prover energia sustentável para todos proposto pela ONU.

Ao lado de China e Estados Unidos, o Brasil aparece no Top Três das nações que mais crescem no consumo de energia renovável - que ainda responde por, apenas, 18% da matriz energética mundial. Nosso país é elogiado no documento por aumentar a geração por meio de fontes alternativas, como a biomassa de cana-de-açúcar e o lixo.

O relatório aponta, ainda, que 120 nações - sendo 50% delas emergentes - têm algum objetivo ou meta nacional relacionada à energia renovável. Além disso, 88 países já adotaram incentivos para estimular esse tipo de produção.

O objetivo da ONU é elevar o percentual de energia renovável na matriz mundial para 36% até 2030, mas segundo a publicação do Banco Mundial as chances da meta não ser alcançada são grandes. Para atingi-la seriam necessários investimentos anuais de US$ 250 bilhões a US$ 400 bilhões, dependendo do ritmo de expansão da demanda global por energia.

Confira o relatório completo em inglês.